segunda-feira, 2 de abril de 2012

VIA SACRA NO CENTRO DO RECIFE

Tradicional Via Sacra da Fraternidade reunirá centenas de fiéis no centro do Recife

A Igreja Católica está mergulhada no seu período litúrgico mais forte. Com a celebração do Domingo de Ramos, os cristãos católicos começam a vivenciar oficialmente a Semana Santa que culmina com a Festa da Páscoa. Até lá, celebrações ricas em simbolismos renovarão a fé de homens e mulheres. Um desses momentos acontecerá na próxima quarta-feira, 4, com a realização da 12ª edição da Via Sacra da Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública’, no centro do Recife. Além da preparação para o tríduo pascal, o evento tem o objetivo de arrecadar donativos para o Abrigo Cristo Redentor, que fica em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes.

A concentração da Via Sacra da Fraternidade está marcada para as 6h, no Pátio de São Pedro, bairro de Santo Antônio. No local, serão recolhidos os materiais de higiene pessoal e os alimentos não perecíveis doados para os 123 idosos do Abrigo Cristo Redentor. As 8h, terá início a via sacra. Uma cruz de madeira pesando 100 quilos será conduzida pela multidão que percorrerá 14 pontos do centro comercial da cidade.

Cada parada remeterá a um momento de Jesus no caminho até o Calvário, onde foi crucificado. Nesses intervalos serão recitadas orações e entoados cantos religiosos, além da leitura bíblica seguida de uma breve reflexão. “Queremos envolver o centro da cidade no clima da Semana Santa. Lembrar à população que estaremos na grande semana do cristianismo, tempo sagrado de tantas e belas celebrações que nos põem com contato com o mistério da cruz, morte e ressurreição de Jesus”, afirma o padre João Carlos Ribeiro.

A Via Sacra da Fraternidade terminará com a celebração de uma missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 11h, na Basílica do Carmo.

Percurso da Via Sacra da Fraternidade

01ª Estação – Pátio de São Pedro
02ª Estação – Pátio do Carmo
03ª Estação – Camboa do Carmo
04ª Estação – Camboa do Carmo
05ª Estação – Frei Caneca
06ª Estação – Rua da Concórdia
07ª Estação – Rua Nova
08ª Estação – Rua Nova
09ª Estação – Praça da Independência
10ª Estação – Rua Rosário dos Pretos
11ª Estação – Rua Duque de Caxias
12ª Estação – Rua Duque de Caxias
13ª Estação – Pátio do Livramento
14ª Estação – Pátio do Livramento
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário