segunda-feira, 9 de abril de 2012

Deus criou o mundo como espaço de conhecimento e verdade

Deus criou o mundo como espaço de conhecimento e verdade

Postado por Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha
Na noite de sábado santo celebramos a vigília pascal, entramos em contato com a Historia da nossa salvação. Deus faz tudo de bom, cria todas as coisas e também cria homem e a mulher para que eles vivam em harmonia e cm comunhão com Deus e com a natureza criada. As trevas foram dissipadas com a luz criada, o caos foi substituído pela ordem das coisas criadas e tudo era bom. A desobediência e auto-suficiência nos colocam nas trevas, pois a escuridão é a negação da luz. Onde existe o bem existe a luz, o mal nos deixa mergulhado numa escuridão sem fim pois ficamos cegos e praticamos toda forma de mal que é : a injustiça, a guerra, a calunia, as perversões, o ódio etc., mas tudo isso é dissipado pela luz que vem desta noite santa, onde Cristo passa da morte para a vida. A luz da vela acesa permanece até o fim para nos ensinar que devemos viver o bem a todos na adesão permanente no Cristo que vive para sempre.(1)

Bento XVI abençoa o Círio Pascal no início da Vigília neste Sábado Santo, 7, no VaticanoA Santa Missa da Vigília Pascal foi presidida pelo Papa Bento XVI neste sábado, 7, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Esta é a solenidade mais importante da Igreja Católica pois celebra-se a Ressurreição de Cristo. Tradicionalmente, a vigília começa com a benção do fogo, em seguida, o Círio Pascal, que simboliza a Luz de Cristo, é abençoado e conduzido em procissão ao altar. Todo momento é vivido em silêncio e na escuridão, sendo iluminado apenas pela luz do Círio. Pouco a pouco, as velas trazidas pelos fiéis são iluminadas pelo fogo do Círio Pascal.
Além da benção da Luz, a Vigília Pascal tem a liturgia da Palavra, o rito batismal e a liturgia eucarística. (2)

Em sua homilia, Bento XVI indicou que a Páscoa é a festa da nova criação: "Jesus ressuscitou e nunca mais morre", abriu-se uma nova dimensão para o homem.
Para entender essa nova criação, a Igreja começa a liturgia deste sábado nos apresentando a antiga criação, explicou o Papa. Na Vigília Pascal, a Igreja fixa a atenção na primeira narrativa da criação do mundo: "Faça-se a luz", pois é com a luz que todo o resto é possível: a vida, a comunicação, o conhecimento, a realidade, a verdade. Com a luz o mal se enconde. "O fato de Deus ter criado a luz significa que Ele criou o mundo como espaço de conhecimento e de verdade, espaço de encontro e de liberdade, espaço do bem e do amor", explicou o Papa. (2)

Na Páscoa, a própria luz é novamente criada. No momento da ressurreição de Cristo, Ele mesmo se torna a "pura luz de Deus" e atrai todos a Ele "levando-nos atrás de Si para a nova vida da ressurreição e vence toda forma de escuridão. Ele é o novo dia de Deus, que vale para todos nós", destacou. O Papa explicou também que o Círio Pascal é um modo maravilhoso de representar o mistério pascal de Cristo, pois "trata-se de uma luz que vive em virtude do sacrifício: a vela ilumina, consumindo-se a si mesma; dá luz, dando-se a si mesma", assim também Jesus "dá a Si mesmo e assim dá a grande luz". Também os cristãos são convidados a ser portadores da luz de Cristo, para que, "através da Igreja, o esplendor do rosto de Cristo entre no mundo", reforçou Bento XVI. Neste sábado, o Papa ministrou o sacramento do batismo, crisma e primeira comunhão a oito adultos vindos da Itália, Albânia, Eslováquia, Camarões, Alemanha, Turquemenistão e Estados Unidos da América. (2)

A Igreja se veste da imortalidade que vem de Cristo Ressuscitado. Nele encontramos a razão de nossa vida para a missão evangelizadora do mundo. O mundo precisa dissipar as trevas do erro, do ódio e da falta de perdão que levam a morte e a violência, mas precisa encontrar na Luz de Cristo, o sumo bem, que nos leva a concórdia, ao dialogo com todos, ao amor incondicional aos pobres e doentes e a partilha com os necessitados de nosso tempo. O mal vem pela desobediência da vontade de Deus e o bem nasce da obediência de Cristo que morre na cruz e ressuscita para nos dar vida plena. O nosso coração sem enche de alegria, Jesus, nossa Páscoa está vivo e está no nosso meio. Cada cristão não pode ficar mudo diante desta explosão de vida que vem da Ressurreição de Cristo. Não estamos nas trevas há uma luz admirável que vem do Cristo ressuscitado. Viva Cristo Ressuscitado, Feliz Páscoa. Amem (1)

(1) Reflexão do teólogo Jose Benedito Schumann Cunha 08-04-2012
(2) www.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário