sexta-feira, 6 de abril de 2012

Se queremos provar sua alegria da Páscoa

A Igreja tem a proteção de Maria que é estrela na nova evangelização. Deus é próximo de nós em Cristo, o verbo divino encarnado no seio de Maria. Maria é a participante numero um de Cristo e nos convida a estarmos com Ele nesta peregrinação que fazemos rumo a eternidade. O cristão não pode esquecer de Maria, pois corre risco de negar a humanidade de Cristo. Jesus é verdadeiro homem e Deus. Só é possível ver a sua missão salvadora da humanidade se entendermos a participação cor redentora de Maria no projeto de Salvação de nosso Deus. Não devemos temer a cruz e nem a devoção de Maria, pois elas nos levam a Jesus Ressuscitado que nos impele para a missão evangelizadora desse mundo hostil a Deus e a vida. ((1)

Padre Manelli explica a inefável alegria de Maria eo encontro com o Filho ressuscitado; Padre Stefano Maria Manelli, F.I.,mariologista e fundador dos Franciscanos da Imaculada. ROMA, quinta-feira, 5 de abril, 2012 (http://www.zenit.org/) . - Realmente, basta pensar muito para perceber imediatamente que a alegria da alegria pascal é transbordante. É a alegria da vida que supera os mortos poderosos. É a alegria da vitória sobre a derrota. É a alegria de mortalidade a imortalidade. É a alegria do tempo eterno (2).

Toda esta alegria e da metafísica transcendente, e meta-histórico, celestial e terrena, divina e cósmica evento ligado a ressurreição de Cristo, que teve primeiro? E quem poderia ser capaz de tê-lo em toda a sua plenitude transfigurado? Uma pessoa no mundo poderia ser capaz de: Maria. Só ela, de fato, todos relacionados a Cristo, cristificou totalmente, completamente crucificado-com o filho crucificado, viveu na riqueza incomparável da realidade da fé de ser "commortua, consepulta, conrresuscitata" com Cristo, como o Apóstolo das pessoas (Cl 3, 1-2). O próprio Evangelho não menciona Maria, entre as santas mulheres que foram ao sepulcro de Jesus Mas por que ela deveria ir? Sua fé na ressurreição de Jesus foi categórico. Ela não precisa ver o túmulo vazio como os outros. Ela era a única e acreditar. Um e só, ela viu pela primeira vez o seu Filho Ressuscitado(2).

Ele escreve estudioso bíblico P. Pietrafesa: "A primeira aparição de Jesus Cristo era a sua mãe, embora o Evangelho nada diz sobre isso." O mesmo estudioso bíblico diz que o C. De Ambrósio, explicando que "o silêncio do Evangelho é um silêncio de vergonha." Ela remonta à antiga Evangelho de Gamaliel (apócrifo evangelho) a primeira descrição da aparição de Jesus Ressuscitado com a Mãe. A tradição dos Padres, então, - fonte de chumbo segundo a fé, com a Escritura - que foi também a transmitir esta verdade teológica e histórica da primeira aparição do Ressuscitado apenas à sua Mãe Santíssima. Nem poderia ser de outra forma. Contra os negadores do passado e do presente desta verdade, a queima de Santo Inácio de Loyola, refletindo e meditando como um cristão simples, bem como um santo, ele declarou com firmeza que "a única questão a aparição de Cristo Ressuscitado à sua Mãe, seria uma falta de inteligência.” (2)

Escusado será dizer que a aparência não da Mãe ressuscitado Santo não só inexplicável, mas também incompatível com a realidade humana e mais saudável das relações de união filial com a mãe do Filho, e do Filho com a mãe. Se Jesus era Deus e homem, é natural que a delicadeza e sutileza de sua natureza humana exigiu atenção especial para sua mãe, principalmente após os acontecimentos terríveis do Calvário, o que era tortura e martírio por seu coração materno. Basta refletir um pouco sobre isso, e é imediatamente claro que o Jesus ressuscitado, aparecendo a Mãe divina foi a primeira queima de seu pensamento, foi o movimento inestimável primeiro do coração e da vontade de seu Redentor, amada e indivisível.(2)

A este respeito, ainda mais influente foi a palavra do Papa João Paulo II, que ensinava que "O caráter único e especial da presença da Virgem no Calvário e a sua perfeita união com o Filho no sofrimento, parecem postular uma participação singular na sua mistério da ressurreição [...], completando assim a sua participação em todos os momentos essenciais do Mistério pascal. " Além disso, precisamente, o sensus fidelium do Povo de Deus tem sempre percebido como, lógico e natural que a necessidade de Cristo para aparecer em primeiro lugar à sua Mãe Santíssima a ela que era seu parceiro para a vida inseparável em fazer a Redenção Universal (2).

Esta convicção "está a ganhar terreno - escreve o erudito bíblico F. Uricchio - ao longo dos séculos, em todos os níveis, na Igreja latina e as comunidades do Oriente ", porque" era necessário - explica o estudioso bíblico P. Pietrafesa - que o triunfo do Filho foi antecipada para ela, então ela em dor articular, luta e triunfo ". E quem pode imaginar como isso aconteceu nessa reunião eo que aconteceu nessa reunião? Nós não somos autorizados a fantasiar sobre as coisas inefáveis. A Ressurreição de Jesus é um fato divino, humano, cósmico, e traz com ela uma alegria imensa, também divina, humana e cósmica. A Madonna foi preenchido apenas na superabundância de alegria que o amor abraçar o Filho ressuscitado, e certamente podemos dizer com São Paulo que nenhum olho humano jamais viu, nem o ouvido humano jamais ouviu, nem a inteligência humana, incluindo nunca (...) que teve lugar entre Mãe e Filho na reunião (2).

Você sabe - é verdade - que há sempre uma proporção entre a alegria eo sofrimento, e de fato é certo que Deus vai sempre dar com generosidade e quer recompensar "cem vezes" (..) o que você faz para ele, mas é realmente impossível, neste caso, tomar a medida da alegria experimentada pela aparição Santíssima Virgem Maria do Ressuscitado, porque qualquer medida contra ele é quase sem limite e, para citar São Tomás de Aquino, esfrega ou infinito. Certamente, se você acha que a medida incomensurável das provas da vida vivida por Maria em meio a dificuldades e incompreensões, em silêncio e na obscuridade, até que a evidência da Paixão e Morte cruel de Filho, que posso dizer quão grande deve ter sido imensa e sua alegria em seu encontro pessoal com o Filho ressuscitado? Se pensarmos de amor sem medida para a medida de Jesus à sua Mãe divina, e sua necessidade de recompensar os sofrimentos horríveis enfrentadas por você para resgatar o universo, pode talvez imaginar a imensidão da alegria inefável da Mãe de Deus o primeiro encontro com o Filho ressuscitado. Se São Bernardino poderia dizer que as dores sofridas por Cor redentora era tão grande e terrível do que dividi-los entre todos os povos da terra, todos os homens seriam mortos instantaneamente, mais você pode dizer que se tivesse sido dividido entre os homens a alegria comprovado pela aparição de Madonna imenso e sobre-humana de Jesus ressuscitado, todos os homens seriam mortos demasiado sobrecarregado com alegria (2).

Parece um exagero, isso, e isso seria se ignora o mistério da Encarnação e da Redenção de Deus Universal unindo o céu e a terra, Deus e os anjos, o homem e o cosmos, o tempo e a eternidade, resumiu todos em Cristo ressuscitado, o Alfa e o Ômega, para sempre unido à sua Mãe Maria. A luz celestial da Ressurreição, que reavivou o corpo crucificado de Jesus no túmulo fechado, e que causou o milagre da imagem impressa sobre o Sudário, deve ter enchido a alma de Maria elevando a contemplação mais sublime de todos o grande plano de salvação de Deus, empurrando para o escaton a ressurreição final. Se queremos provar sua alegria da Páscoa, e acima de tudo, é só você, a Mãe Divina, pedimos-lhe para nos dar uma parte, ainda que por apenas um ponto, a sua alegria indizível, o mais puro e mais sublime, mais alto e profundo, matriz do outro a alegria na terra e no céu (2).

Com esta reflexão e a fé que temos em Cristo Ressuscitado nos impulsiona ao amor que devemos dar também a Maria, a mãe silenciosa e operante da graça de Deus. Quem somos nós para duvidar desta verdade. Maria tem papel fundamental na historia da salvação, sem o seu sim nada poderia acontecer. Pois Deus respeita a liberdade do homem. Deus não impõe, mas propõe uma via que nos leva a vida plena.Nós podemos comunicar com Deus por que Maria nos faz agir conforme Jesus nos fala no seu evangelho. (1)

(1) reflexão do teólogo Jose Benedito Schumann Cunha
(2) http://www.zenit.org/ 05-04-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário