segunda-feira, 9 de abril de 2012

Católicos revivem via crucis e reivindicam melhorias na saúde pública

Católicos revivem via crucis e reivindicam melhorias na saúde pública

Os passos dolorosos de Jesus antes da crucificação foram revividos por cerca de mil fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife. Nesta quarta-feira, 4, a multidão tomou as ruas do centro da capital para participar da 12ª edição da Via Sacra da Fraternidade. Pelo caminho orações, louvores e a reivindicação por uma saúde pública de qualidade, seguindo o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e Saúde Pública.

Como já dizia São Tiago “a fé sem obras é morta”, seguindo esse princípio, os participantes realizaram um gesto concreto de amor ao próximo. Materiais de higiene pessoal e alimentos foram doados para o Abrigo Cristo Redentor, em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes. Atualmente, a instituição atende 123 idosos.

Sob o comando do padre João Carlos Ribeiro, homens e mulheres de todas as idades venceram o forte calor para levar a reflexão do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, para quem estava no centro comercial do Recife. Carregando uma cruz de 104 quilos, o cortejo conseguiu fazer com que transeuntes e comerciantes parassem por alguns minutos e mergulhasse no clima da Semana Santa.

A vendedora Elaine Irajá parou tudo o que estava fazendo para rezar durante a 7ª estação. “É muito especial poder viver por alguns momentos essa profundidade que é o amor de Deus por nós. E é disso que o mundo está precisando, refletir sobre esse amor, que é o que da sentido a vida”, declarou.

Por onde passava o cortejo era acompanhado por olhares contemplativos e breves momentos de oração e louvor. O centro da cidade não parou, ao contrário entrou na via crucis. Em cada estação a oração era feita por uma pastoral diferente. Grupos que com missões distintas trabalham diariamente pelo bem comum, principalmente na garantia dos direitos dos menos assistidos socialmente.

Para o vereador do Recife Josenildo Sinésio, um ato de fé, mas sobretudo de profetismo. “A Via Sacra da Fraternidade é um ato profético da Igreja, que desde sua fundação luta pelo bem de todos. E ela está aqui exigindo uma saúde de qualidade, não só cobrando, mas se colocando como parceira dos poderes públicos”, afirmou.

O padre João Carlos disse estar muito satisfeito com o evento deste ano. Segundo o sacerdote, a via sacra tem atraído cada vez mais fiéis, leigos e religiosos. “Graças a Deus a via sacra tem provocado essa necessidade de se preparar para a Semana Santa, e ao mesmo tempo fazer desta oportunidade um momento propício para lutar pela melhoria do nosso país”, avaliou.

A Via Sacra da Fraternidade foi encerrada com a celebração eucarística presidida pelo arcebiospo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido. Para o pastor uma alegria poder partilhar deste evento com tantas pessoas de fé e compromissadas com o Evangelho. “É um orgulho poder ver esse gesto missionário de levar a cruz pelo centro da cidade, chamando a atenção para a necessidade de voltarmos cada vez mais para Deus. Ir em busca do outro como fez Jesus e atraí-lo com sua cruz”, disse.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário