quarta-feira, 4 de abril de 2012

NOTICIAS DA IGREJA, VICARIATO OLINDA

Semana da Cidadania 2012 é tema de seminário para juventude em Olinda

A Semana da Cidadania (SdC) está próxima e a juventude se articula para celebrá-la nas diversas paróquias do Vicariato Olinda. No último sábado (31/03), foi realizado um seminário sobre o tema da SdC 2012, no Centro Formativo São Francisco de Assis, em Paulista, onde os jovens do puderam aprofundar o debate sobre o tema proposto para esse ano: “Juventude e Saúde Alimentar”. A estimativa da Comissão Juventude do Vicariato é que os participantes promovam eventos e atividades em suas respectivas paróquias, envolvendo grupos, pastorais e movimentos sob a inspiração do lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”, escolhido para a SdC deste ano.

“Nesse seminário, uma semente foi lançada e esperamos que ela produza muitos frutos. A cidadania é um tema muito importante em nossa sociedade, e esperamos que a juventude organizada possa se fazer presente e organizar atividades em todo o nosso Vicariato”, ressaltou o padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, coordenador da Comissão Juventude do Vicariato Olinda.

O seminário buscou contemplar diversos aspectos sobre o tema proposto para a SdC deste ano, especialmente em relação aos três eixos norteadores da reflexão: Saúde, Agricultura e Direitos.
A médica e mestra em Nutrição Marília de Barros Melo e Silva ministrou palestra que refletiu sobre importância da promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os jovens. Em seguida, o Padre Antônio Gomes apresentou uma reflexão sobre a SdC deste ano, sua importância e as formas de celebrá-la em nossas comunidades.

Por fim, Enildo Luiz Gouveia, geógrafo e assessor nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), ressaltou os aspectos espirituais, políticos e econômicos envolvidos no debate sobre a produção e distribuição de alimentos nos dias de hoje.

A Semana da Cidadania faz parte dos três eventos permanentes realizados anualmente em todo o Brasil pelas pastorais da juventude e pelo Setor Juventude da CNBB. Além da Semana da Cidadania, jovens de todo o país celebram a Semana do Estudante, em agosto, e o Dia Nacional da Juventude, em outubro.

No dia 14 de abril, às 15h, no Centro Formativo São Francisco, a Comissão Juventude volta a se reunir para dar continuidade aos trabalhos de planejamento e articulação dos grupos e movimentos do Vicariato.
Fonte: Pascom Vicariato Olinda
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário