quinta-feira, 12 de abril de 2012

Palácio dos Manguinhos abrigará exposição de arte sacra

Palácio dos Manguinhos abrigará exposição de arte sacra

Pela primeira vez o Palácio dos Manguinhos, nas Graças, abrirá suas portas para uma exposição de artes plásticas. A sede administrativa da Igreja Católica de Olinda e Recife, colocará a disposição do público 60 peças de arte sacra. Entre telas e esculturas, os artistas Newton Alves e Timóteo, pretendem mostrar para os visitantes a riqueza da iconografia, com réplicas de peças dos séculos 17 e 18. A exposição itinerante “A Imaginária e sua Iconografia”, ficará disponível para visitação do dia 11 ao dia 24 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 13h; e sábados e domingos das 8h às 18h. A entrada será gratuita.

A abertura da exposição será nesta terça-feira dia 10, às 19h, para convidados, dentre eles o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Para o religioso esta será uma oportunidade rara de contemplar a inspiração do divino nas artes plásticas na sede da Cúria Metropolitana. “A arte é um dom de Deus, e muitos homens e mulheres usam deste dom para levar a beleza do céu a outras pessoas”, disse.

O trabalho conjunto dos dois artistas começou em 2009. Naquele ano as peças foram expostas no Mosteiro de São Bento, em Olinda, e cerca de 5 mil pessoas puderam apreciar as obras de arte. No ano seguinte, a exposição foi para o Centro Cultural de São Francisco, em João Pessoa, na Paraíba. Agora ela volta para Pernambuco, e em parceria com a arquidiocese estará na capital. “Queremos que pessoas de todas idades e classes sociais conheçam a beleza da iconografia e entenda como a arte foi fundamental no processo de construção da religiosidade do nosso povo”, afirma Timóteo.

No próximo ano, a Europa vai receber a exposição. Graças ao apoio da The Maria Nobrega Foundation os artistas estão fechando datas para levar as obras para a Itália e a Romênia.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário