sábado, 7 de abril de 2012

papa , na cruz de cristo, nossa coragem

Na Cruz de Cristo encontramos a coragem para prosseguir, diz Papa

Postado por Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha
Nesta sexta feira-santa estamos fazendo a memória da Paixão morte de Jesus; Jesus depois de sofrer flagelação, humilhação é condenado a morrer na cruz com dois ladrões. Jesus carrega a cruz e nela está todo o pecado da humanidade. Ele assume as nossas dores, sofrimentos e angustias do nosso tempo. Hoje muitas vezes vemos Jesus sendo crucificado na pessoa do enfermo sem assistência a saúde, do pobre que é excluído dos seus diretos mínimos de vida digna. A cruz é sinal de libertação e ela nos leva a verdadeira luz que nos salva. O céu é aberto para todos com a cruz do Senhor (1).

Bento XVI durante a Via Sacra no Coliseu em Roma"Olhemos para a cruz de Cristo! Nela encontraremos a coragem para prosseguir o caminho". Esse foi o convite do Papa Bento XVI aos fiéis presentes no Coliseu, em Roma, após as meditações da Via Sacra nesta Sexta-feira Santa, 6. As reflexões foram conduzidas pelo casal Danilo e Anna Maria Zanzucchi, do Movimento dos Focolares, e a cada estação abordava os desafios vividos pela família atual. O sofrimento marca toda a humanidade e, naturalmente, a família, recordou o Santo Padre. São realidades de incompreensões, divisões, desemprego, doenças, o futuro dos filhos, incômodos de vários tipos, mas ao contemplar o Cristo crucificado, ressaltou o Papa, a família encontrará a força para ultrapassar as dificuldades (2).

Bento XVI recordou as palavras de São Paulo, motivando os fiéis a repeti-las com firme esperança: "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? (…) Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores graças Àquele que nos amou!" (Rm 8, 35.37). Nas tribulações e dificuldades não estamos sozinhos, "Jesus está presente com o seu amor", reforçou o Papa. E se algo põe em risco a unidade da nossa vida e família, é para o amor de Cristo que devemos nos voltar. "O mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo encoraja-nos a continuar com esperança", afirmou. Por fim, Bento XVI confiou todos os fiéis aos cuidados da Mãe de Cristo. "Ela que acompanhou o seu Filho ao longo da via dolorosa... conduza os nossos corações, os corações de todas as famílias... rumo à luz que irrompe da Ressurreição de Cristo e manifesta a vitória definitiva do amor, da alegria e da vida, sobre o mal, o sofrimento e a morte" (2).

Queridos irmãos e irmãs, a voz do nosso papa Bento XVI nos ajuda a ver na família o lugar onde há muitos desafios que serão superados na medida em que configurarmos no Cristo. Deus sofre com os sofrimentos e angustias das nossas famílias que estão no mundo. Esse mundo muitas vezes é hostil às famílias no que se refere aos seus direitos fundamentais que são salários justos, trabalhos, moradias e educação. Ainda a família sente o indiferentismo religioso, a violência domestica e urbana. Mas temos alguém que caminha conosco Jesus de Nazaré e sua Mãe Maria que nos dão força e ampara nos momentos de solidão das cruzes do dia a dia que devemos carregar. Pela Cruz de Jesus chegamos a vida plena. Amém

(1) Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha
(2) www.cancaonova.com 06-04-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário