segunda-feira, 9 de abril de 2012

Liturgia da Paixão e Procissão do Senhor Morto emocionam os fiéis em Olinda

Liturgia da Paixão e Procissão do Senhor Morto emocionam os fiéis em Olinda

Comoção. Esse foi o sentimento que permeou o coração de quem esteve presente na Liturgia da Paixão do Senhor, na Igreja da Sé, em Olinda, nesta sexta-feira, 6. Às 15h, Prostrando-se diante do altar o arcebispo, dom Fernando Saburido, deu início a solenidade carregada de simbolismo e emoção.

Os fiéis que lotaram a catedral, ouviram atentos a narração do Evangelho da Paixão. O texto foi cantado. Na maior parte do tempo, a assembleia silenciou, a fim de melhor vivenciar o mistério da cruz.

Em seguida, dom Fernando fez uma breve reflexão da Paixão de Jesus. O arcebispo lembrou aos presentes que o sofrimento passado por Cristo, perdura até hoje nos irmãos menos favorecidos. “Precisamos nos voltar para os encarcerados. Eles são pessoas que cometaram algum mal, porém não deixaram de ser filhos de Deus e merecem perdão. Não devemos ser a favor do pecado, mas ajudar o que caiu a vencê-lo”, afirmou.

O arcebispo lembrou também dos moradores de rua. Homens, mulheres e crianças que vivem sem dignidade, principalmente no centro do Recife. Dom Saburido disse que são nessas situações que precisamos ver e reconhecer o sofrimento de Cristo. “Não há decisão política, se houvesse poderíamos vencer essa dificuldade. Talvez no ano da Copa do Mundo isso comece a ser resolvido, não pelos irmãos, mas para não incomodar os turistas”. “A Igreja procura amenizar o sofrimento dessas pessoas por meio de nossas pastorais, porém precisamos de mais gente envolvida”, completou.

Durante a Liturgia da Paixão do Senhor, aconteceu uma dos momentos mais importantes da Semana Santa, a Adoração a Cristo na Cruz. Pessoas de todas as idades se emocionaram ao beijar o crucifixo colocado diante do altar da Sé.

No final, houve a tradicional procissão do Senhor Morto. Centenas de fiéis acompanharam os andores de Jesus, Maria Madalena, João Evangelista e Nossa Senhora da Soledade. O cortejo seguiu pelas ruas do Sitio Histórico de Olinda. No percursso foram realizadas cinco paradas para reflexão. A procissão terminou no Convento de São Francisco.

Vigília Pascal
Neste sábado, às 20h, será celebrada a Vigíla Pascal, na Igreja da Sé. A solenidade que comemora a vitória de Jesus sobre a morte será presidida por dom Fernando.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário