segunda-feira, 9 de abril de 2012

O MAL DO CHOCOLATE E DOS DOCES NA INFANCIA

CRÔNICA

Cartas de Londres: a Páscoa inglesa entre livros e chocolate

De acordo com a pediatra do filho de uma prima, dar doce a uma criança é condená-la a um futuro nada animador.
Isso porque, segundo ela, as mais terríveis células adiposas do ser humano são formadas até os dois anos de idade. Quando alojadas nos nossos quadris, nunca mais vão embora.
Quero saber quem me dava doce quando era pequena. Encontrar essas pessoas virou meu objetivo de vida.
Pena que tive conhecimento sobre a maldição do açúcar há poucos dias da Páscoa. É uma das comemorações mais populares da Inglaterra, e como já havia prometido aos filhos de uma amiga uma caça aos ovos… Não tive saída.
Era o mínimo que podia fazer por esses meninos que estão de férias e mal podem aproveitar o momento dado o mau tempo de Londres.
E vocês sabem como é, frio combina muito com… células adiposas.
A Páscoa chegou e fizemos de tudo para reforçar a tradição que já é forte por aqui. Para que vocês tenham uma ideia, até a Rainha tem compromissos oficiais nesta época. Na quinta-feira que antecede o domingo de Páscoa, por exemplo, ela participa de uma cerimônia na qual realiza doações em dinheiro a idosos carentes.
No século 17, era um pouco diferente… O rei e a rainha chegavam a lavar os pés dos mais pobres como sinal de humildade e devoção. Hoje isso não acontece mais, como vocês já deviam imaginar…
Mas voltemos ao chocolate. Os ovos de Páscoa são tão tradicionais por aqui quanto no Brasil. Antigamente, constumava-se pintar ovos de galinha. Hoje em dia, a tradição é a Easter Egg Hunt.
É como se chama a caça aos ovos de Páscoa. Adorei organizar uma delas, e as crianças se divertiram muito.
Aqui em Londres, uma caça muito maior tomou conta das ruas. Falo da Fabergé Big Egg Hunt, que trouxe a diversos pontos da cidade mais de 200 ovos de Páscoa decorados por artistas renomados.
Qualquer pessoa podia entrar na brincadeira, na qual cada participante recebia dicas para concorrer ao grande prêmio: uma edição especial do ovo de chocolate Fabergé em homenagem ao Jubileu da Rainha. O valor do “ovinho”: 160 mil dólares.
Além dos ovos de chocolate, a Páscoa dos ingleses ainda contou com mais um elemento especial. Comemorou-se este ano o aniversário de um coelhinho muito famoso: Peter Rabbit, personagem da Literatura que agora faz 110 anos! Para muita gente, foi uma Páscoa perfeita: realmente poucas coisas na vida são tão boas quanto livros e muito, muito chocolate!

 
Peter Rabbitt e a caça aos ovos no jardim

Mariana Caminha é formada em Letras pela UnB e em jornalismo pelo UniCEUB. Fez mestrado em Televisão na Nottingham Trent University, Inglaterra. Casada, mora em Londres, de onde passa a escrever para o Blog do Noblat sempre às segundas-feiras. Publicou, em 2007, o livro Mari na Inglaterra - Como estudar na ilha...e se divertir

Nenhum comentário:

Postar um comentário