segunda-feira, 9 de abril de 2012

Arcebispo celebra Missa dos Santos Óleos e convida presbíteros a olhar os mais pobres

Arcebispo celebra Missa dos Santos Óleos e convida presbíteros a olhar os mais pobres

Na manhã desta Quinta-feira Santa, 5, a Igreja de São Salvador do Mundo, no Sítio Histórico de Olinda, ficou lotada. Cerca de 250 padres da arquidiocese, diáconos e seminaristas participaram da Missa dos Santos Óleos, presidida pelo arcebispo, dom Antônio Fernando Saburido. Fiéis leigos de diversas paróquias também compareceram a cerimônia.

Uma procissão saindo do Seminário de Nossa Senhora da Graça em direção a Igreja da Sé deu início a celebração, na qual o óleo de oliveira foi consagrado para a administração dos sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos, realizados nas 107 paróquias, no decorrer do ano. O santo óleo foi distribuído para os administradores paroquiais e para os párocos.

Em sua homilia, dom Saburido lembrou a necessidade da Igreja voltar-se para o seu primeiro amor e citando o Concílio Vaticano II, exortou os padres a estarem atentos aos mais necessitados. “O Evangelho nos indica os pobres, os enfermos e os pecadores como merecedores da especial atenção de Jesus”, afirmou.

Ainda na solenidade foi realizada a renovação dos votos sacerdotais. Um momento especial em que a Igreja reza por seus pastores, ao mesmo tempo em que eles reassumem o compromisso religioso. “É o momento de reafirmar os votos e confirmar a unidade da Igreja, e a nossa total obediência ao bispo e ao papa”, explicou o pároco de Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, em Jardim São Paulo, padre Luciano Brito.

No sermão, dom Fernando salientou a postura de fixar os olhos em Jesus e estarem sempre “desejosos de beber da fonte e caminhar ao seu lado, na condição de fiéis e destemidos seguidores”. O arcebispo lembrou também, do padre João Novais, que por décadas se dedicou ao sacerdócio e morreu no ano passado.

Santa Ceia

A Missa da Santa Ceia do Senhor está marcada para às 17h, na Igreja da Sé, em Olinda. Dom Fernando Saburido será o presidente da celebração, onde tradicionalmente acontece o ‘lava-pés’.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário