sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ribeirão: antiga gestão desrespeitou vivos e mortos

Ribeirão: antiga gestão desrespeitou vivos e mortos
Virgínia Gonzaga
Da equipe do blog


O novo prefeito da cidade de Ribeirão, na Mata Sul do Estado, Romeu Jacobina (PR), também está no rol dos novos gestores que receberam suas prefeituras em situação desastrosa. Segundo ele, o ex-prefeito Clovis José Pragana Paiva (PTB) mesmo se quisesse, não poderia ter deixado o município em piores condições.

A falta de respeito pela coisa pública e pelo cidadão transcende os hospitais e postos de saúde, que estavam totalmente parados. A limpeza urbana da cidade está totalmente deficiente e salários e 13º do funcionalismo atrasados.

No Cemitério Público Municipal São Sebastião, a situação encontrada é simplesmente desumana. Coberto pelo mato, o lugar que deveria ser de acalento e saudosismo mais parece cenário de filme de terror. Centenas de ossos dos cadáveres ali sepultados estão amontoados em um canto qualquer do cemitério, sendo tratados como lixo, sem a menor consideração ou dignidade.

ossada gde
Restos mortais de mães, pais e filhos foram largados em um canto qualquer do cemitério, sem qualquer respeito ou consideração
O sistema de saúde foi entregue completamente paralisado. O principal hospital da cidade foi fechado por ordem judicial de despejo devido ao atraso de seis anos no aluguel do imóvel, acumulando uma dívida de aproximadamente R$ 864 mil.

Após a eleição, no dia sete de outubro do ano passado, o ex-prefeito Clovis Paiva (PTB) demitiu todos os funcionários contratados, entre médicos, dentistas e enfermeiros, deixando a cidade sem assistência médica por pelo menos três meses. Nos primeiros dias de gestão, Romeu Jacobina já conseguiu reativar três dos onze postos da cidade e prometeu ainda que a cada semana irá reativar um novo centro até concluir a reabertura de todas as unidades.

O republicano acusa o ex-prefeito de ter desviado o dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica - uma bagatela de R$ 1.577.659,26, enviado à prefeitura pelo Governo Federal para pagamento dos salários de dezembro e do 13º dos professores e que até então não se sabe onde foi aplicado. “Não estou dizendo que ele roubou, mas só de desviar a verba para outra finalidade, que não seja a educação, já configura crime federal”, pontuou Jacobina.

tumulos gde
No cemitério municipal, túmulos foram depredados e sepulturas reviradas

Não bastasse o prejuízo financeiro, a população ainda sofre com a falta de limpeza urbana no município. Ruas e calçadas estão tomadas pela sujeira e entulhos que, de acordo com populares, estão acumulados há mais de um ano. Segundo Jacobina, logo após perder a eleição, o ex-prefeito reduziu em mais de 50% a rotina de limpeza nos bairros.

A exemplo do que aconteceu em outras cidades pernambucanas, mais da metade dos HDs das secretarias sumiram. As linhas telefônicas da prefeitura foram cortadas e com isso o contato entre os funcionários só se dá pessoalmente ou por meio de celulares particulares.

Escrito por Magno Martins, às 10h0
 Escrito por Magno Martins, às 10h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário