segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Apologética Cristã JOVEM, SEJA QUADRADO E CARETA


JOVEM, SEJA QUADRADO E CARETA

Mais uma tragédia "anunciada" acontece no Brasil por causa da supervalorização do prazer carnal e sua busca desenfreada. Os mais de duzentos jovens que morreram na boate Kiss, em Santa Maria-RS, na madrugada de hoje, podiam estar em casa dormindo. Mas a juventude e a adolescência de hoje 
são estimuladas a "curtirem" a vida, a viverem sem limites, bebendo e se prostituindo, como se o prazer carnal fosse um fim em si mesmo.

Na mídia todos lamentam. E todos nós, é claro, estamos tristes. Imaginemos a dor que os pais estão sentindo! Entretanto, são os próprios formadores de opinião, na grande mídia, que estimulam os adolescentes e jovens a supervalorizarem o que não é relevante.

A mídia brasileira não educa; não ensina o jovem a valorizar a sua própria vida e o seu futuro, a amar a família, a gostar do trabalho, dos estudos, etc. Não o incentiva a ler e o distancia dos valores morais e éticos. Essas coisas são tidas como banais ou secundárias. O importante é ter dinheiro e fama, beber com os amigos e se envolver em relacionamentos promíscuos, tidos como comuns e corriqueiras.

É evidente que todos nós precisamos de um pouco de entretenimento. Não é pecado sorrir, brincar, estar com os amigos, jogar conversa fora, eventualmente. Mas, para muitos jovens, hoje, divertir-se é fundamental, primacial, imprescindível. Até mesmo em algumas igrejas os jovens são estimulados a viverem em busca do prazer.

Por que os líderes cristãos, em vez de envidarem esforços na realização de shows gospel para a juventude, com dança, brincadeiras, não priorizam o ensino sistemático da Palavra de Deus? Afinal, Jesus é o nosso modelo (Jo 13.15). E a Bíblia diz que devemos andar como Ele andou (1 Jo 2.6).

Pergunte-me se o Mestre, na adolescência e juventude, priorizava o prazer deste mundo? A resposta é "não". Aos 12 anos, o prazer de Jesus era aprender e apreender a Lei do Senhor (cf. Sl 1). Ele queria ficar perto dos doutores e não perdia tempo com divertimentos vãos.

Portanto, jovem, não embarque na canoa furada do hedonismo. Pense no que é útil. Valorize mais a família, os estudos, a busca dos seus objetivos. Se você é salvo em Cristo, priorize a sua comunhão com Ele. Estude a Palavra de Deus. Abandone as efemeridades. Seja quadrado! Seja careta! "Escapa-te por tua vida".


Por: Ciro Sanchez Zibordi

Nenhum comentário:

Postar um comentário