terça-feira, 1 de janeiro de 2013

São Bento do Una: exemplo de boa gestão municipal

São Bento do Una: exemplo de boa gestão municipal
Ana Navaes*
Com certeza, na prestação de contas das administrações municipais, o prefeito Padre Aldo, de São Bento do Una, que transmite o cargo hoje à sucessora apoiada por ele, não terá dificuldades para comprovar que foi um bom gestor público.

Deixa como herança não só o plano diretor, mas o desdobramento dessa ação representado pelo Plano de Desenvolvimento para um horizonte de 10 anos (2011/2020). Isso prova a visão de futuro do atual prefeito que hoje encerra a sua missão.
Para efeito de planejamento, o município foi dividido em cinco regiões, para as quais foram definidas prioridades estratégicas tendo como eixos principais: lixo/limpeza urbana; meio ambiente/praças/áreas de lazer; Transporte; acessibilidade; infraestrutura; economia e educação.
Uma simples visita à cidade demonstra que esse padrão de gestão já está em curso. Na educação, por exemplo, o investimento massivo, que rendeu alguns prêmios ao município, pode ser atestado pela qualidade das escolas, reformadas e construídas nos dois mandatos do Padre Aldo, e pelo ganho salarial dos professores.
Para a educação, estão previstos no Plano de Desenvolvimento, prazos para continuidade das ações, a exemplo da universalização do ensino para garantir até 2016 o acesso de todas as crianças de 4 a 5 anos na pré-escola e expandir o atendimento em creche; o atendimento a jovens e adultos para redução do analfabetismo na população situada a partir dos 15 anos; acessibilidade, assegurando a matrícula dos alunos especiais; ensino integral para um terço da rede municipal e educação rural.
Outras ações como regulamentação do trânsito, urbanização, investimentos privados na construção de condomínios, participação de agricultores familiares em programas públicos (PNAE e PAA) e desenvolvimento do comércio são constatadas naturalmente por qualquer visitante tenha conhecido São Bento a pelo menos quatro anos.
Vale lembrar que enquanto algumas prefeituras estavam com portões trancados a cadeados para impedir a entrada dos credores, em São Bento o esforço, com funcionários da área financeira, sob a coordenação da secretária Ana Flávia Cavalcanti, trabalhando em regime integral nos últimos dias do ano, era efetuar o máximo de  pagamentos a medida que os créditos de repasse eram confirmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário