quinta-feira, 21 de março de 2013

Pastores chutam o balde – nos EUA, 1,5 mil abandonam o púlpito todos os meses


Pastores chutam o balde – nos EUA, 1,5 mil abandonam o púlpito todos os meses

 8
 
 55
pastor_evagelico_esposa_casamento
Você é daqueles que pensa que a liberação do casamento para os padres seria a salvação da Igreja, pois aumentaria o número de vocacionados ao sacerdócio? Ah tá. E como você explica o grande número de pastores que abandonam os púlpitos, justamente por não conseguirem conciliar a vida familiar e o trabalho ministerial?
Existem padres que abandonam o sacerdócio porque desejam se casar? Sim, mas são uma pequena minoria: segundo o atual prefeito da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, menos de 2% dos sacerdotes desistem de seu apostolado. Enquanto isso, no mundinho dos pastores casados… a casa tá caindo. Uma pesquisa de um instituto evangélico revelou que:
  • 70% dos pastores americanos sofrem de depressão;
  • 40% deles já traíram suas esposas;
  • a cada mês, 1,5 mil desistem de ser pastores e arrumam um emprego fora da igreja.
No Brasil, esta realidade não é muito diferente. Em uma matéria da revista evangélica“Cristianismo Hoje” (edição 28), o ex-pastor José Nilton Lima Fernandes revela que oseu casamento não resistiu ao peso do seu ministério pastoral. Além da mulher, ele perdeu a companhia diária de sua filha pequena. “Acho que a vida útil de um líder é de três anos”, conclui. “É o período em que ele mantém toda a força e disposição. Depois, é bom que esse processo seja renovado”.
Então, já sabe: da próxima vez que um crente vier sapatear sobre a sua fé, dizendo que tem muito padre largando a batina pra se casar, você joga na cara dele os números desastrosos revelados pela pesquisa nos EUA. E, enquanto os cães ladram, a nossa caravana passa, com 98% de padres perseverantes na vocação…
pastores_problemas_pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário