segunda-feira, 4 de março de 2013

Catelivros – Deus é Vermelho


Catelivros – Deus é Vermelho

 22
 
 252
deus_e_vermelho_china_comunista_livro
E aí meu povo!
Não, esse livro não é uma antologia da presença divina nas fileiras revolucionárias, feita por algum comunista maluco que se acha cristão. Muito pelo contrário. O título completo do livro é Deus é Vermelho: A história secreta de como o cristianismo sobreviveu e floresceu na China Comunista. Seu autor é agnóstico, mas se mostrou de uma visão e sensibilidade ímpares para relatar como vivem e viveram os cristãos chineses sob esse sistema de governo diabólico.
Um pouco do autor. Liao Yiwu é jornalista, músico e poeta. Um dia, viu-se interessado em pesquisar a sobrevivência dos cristãos naquele que é, provavelmente, o ambiente mais inóspito para nós no mundo inteiro: a China. Já o era antes dos comunas de Mao, depois ficou muito, muito pior. Liao chegou a ser preso pelos psicopatas do Partido Comunista chinês; hoje vive na Alemanha, onde conseguiu asilo político antes que cortassem a sua cabeça para salvar a revolução.
tortura_cristaos_china
Cristã sendo torturada pela polícia chinesa, em 2001
Aviso: cenas muitos fortes. É um livro extremamente emocional. Só tendo sangue de barata para não se emocionar com a história de pessoas que, no mínimo, são muito heroicas. É também um livro que leva à reflexão daquilo que eu costumo chamar de nosso “grau de cristandade”: alguns de nossos irmãos chineses apresentados no livro têm um nível absurdo para os nossos padrões ocidentais modernos. A palavra de Deus para eles não é uma “figura de retórica” nem algo que possa ser considerado uma “alegoria”. Como os romanos nos tempos de Diocleciano, eles encararam (e ainda encaram) as cruzes e o cadafalso, os leões e o machado, com a coragem a a resignação de quem sabe que Deus os espera.
Tente não se comover com a história da irmã Zhang, uma freira que, na época da entrevista, já era centenária. Ou com o Episcopal Liao, um ateu descrente que tornou-se cristão protestante, tendo uma história de vida que leva qualquer um às lágrimas, tamanha sua confiança em Nosso Senhor Jesus Cristo. Oremos por todos os nossos irmãos.
Deus é vermelho é o tipo de livro que te dá a consciência do quanto somos pequenos, enquanto há gigantes caminhado sobre a terra. Do outro lado do mundo, agora mesmo, há irmãos nossos sofrendo não somente uma perseguição ideológica, meus caros: querem obliterá-los, destruir suas vidas físicas. Mas claro, antes, como manda a boa cartilha da estratégia das tesouras, destroem suas carreiras e suas perspectivas sociais. A narrativas das humilhações pelas quais padres e pastores têm que passar publicamente me fizeram sentir como um grandisissímo… merdão. E ainda há uma tentativa ridícula, um arremedo de religião estatal criada pelo governo maldito da China – uma versão de sonho para os “católicos marxistas” do mundo todo – à qual muitos padres estão aderindo… uma vergonha.
Há um médico, hoje exilado nos EUA, chamado Dr. Sun, que pode dar aula de como ser cristão. Antes com uma carreira de prestígio, abriu mão de tudo, porque pediram a ele para abjurar. Sua resposta foi que, muito mais do que aquilo que o partido poderia lhe proporcionar, Deus pode salvar sua alma. Expulso e humilhado, perdeu tudo, até família e… bom chega de spoiller, a história do Dr. Sun merece ser lida.
Deus é Vermelho é uma pequena jóia, indispensável a todo cristão sério. Serve também como aviso: PAREM DE VOTAR EM PARTIDO COMUNISTA!!!! Para começar, nomeie esses indivíduos pelo aquilo que são: COMUNISTAS!!!! Parem de votar em políticos de esquerda porque são “gênti boa”. Caso contrário, em vez de ler as atrocidades que esses pseudo-humanos são capazes de fazer com cristãos do outro lado do mundo, vocês e eu vamos observa in loco toda a maldade que esses infelizes burguesinhos, filhinhos do papai afeminados e intelectuais de m…, influenciados por Marx, Lenin, Stalin, Mao, Hitler e Mussolini, são capazes de espelhar pelo nosso país.
*****
Livro: Deus é Vermelho: a história secreta de como o cristianismo sobreviveu e floresceu na China comunista. Autor: Liao Yiwu. Editora: Mundo Cristão. 229 páginas. Custa em média R$ 24,00.
Se você deseja saber mais sobre a terrível situação dos cristãos na China, acesse o artigo “Polícia chinesa fotografa tortura de cristãos“, do blog Mídia Sem Máscara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário