sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Eduardo no Frente a Frente: "Não é hora de montar palanque"

Eduardo no Frente a Frente: "Não é hora de montar palanque"
'Não é hora de montar palanque eleitoral', desabafa o governador Eduardo Campos em entrevista ao programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro. Ontem, duramte 40 minutos, o governador falou não apenas sobre sucessão presidencial, onde seu nome vem sendo apontado como alternativa da oposição, mas de outros temas, como obras paradas, estradas e investimentos. Veja abaixo os principais trechos:


Presidência da República
Minha tarefa é governar Pernambuco. É cuidar das coisas que interessam ao povo de Pernambuco. Gerar emprego, cuidar da segurança pública, enfrentar esta estiagem dura que estamos atravessando, cuidar da agricultura familiar, das obras de recursos hídricos.
O debate sucessório, a meu ver, está ocorrendo de maneira extremamente afobada. Não era nem de se imaginar que no ano que precede a eleição nós estaríamos discutindo esse processo. Acho que temos que ganhar 2013 com trabalho, inclusive falei isso para presidente Dilma.
Essa é a hora de unir os brasileiros, não é hora de montar palanque eleitoral para ficar cuidando de eleição. Vamos deixar pra cuidar de eleição em 2014, porque aí sim a gente vai saber como preservar as conquistas que o Brasil adquiriu ao longo desses anos e como melhorar questões como economia, o Pacto Federativo e outros tantos assuntos interessantes que devem ser foco de debates ao longo do processo eleitoral. Mas este ano não é ano de tratar de eleição.
PSB não apoia Renan Calheiros

Sabemos que há um entendimento entre PT e PMDB, mas esse consenso não foi feito com a nossa participação [do PSB]. O que nós entendemos é que, primeiro, essa é uma eleição dentro do Congresso, quem vota são os congressistas, deputados e senadores, então a nossa bancada, tanto na Câmara quanto no Senado, entendeu que deveríamos tomar um caminho distinto da ala majoritária do PMDB.
Os quatro senadores do PSB se reuniram e entenderam que é hora de uma renovação no Senado, que é hora daquela Casa se aproximar da sociedade e que é melhor votar numa candidatura que represente essa vontade de renovação, e a candidatura de Renan Calheiros não representa essa renovação na política que o PSB entende como fundamental para esse instante da política brasileira.

Lendo a carta que os senadores do PSB escreveram e enviaram à imprensa, nota-se que eles reconhecem que o Brasil passa por uma fase de mudanças, mas que do ponto de vista institucional, após aprovar leis como a da ficha limpa e do acesso a informação, diante dessa necessidade de aproximar mais e mais a representação popular da sociedade.
Decidiram que é hora de o Senado ser representado por um nome que simbolize isso, e no entender dos senadores do nosso partido, não é a candidatura de Renan que mais se aproxima disso (a ética). O PSB irá decidir hoje se segue apoiando a candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ou do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Eleição na Câmara dos Deputados
O PSB está ajudando a candidatura de Júlio Delgado (PSB-MG) no Brasil inteiro. Quando eu disse que se estivesse na Câmara votaria nele, já disse tudo. Ele é o nosso candidato. Existem deputados da nossa base aliada que estão optando por votar no candidato Henrique Alves e logicamente isso será respeitado. Mas o nome a ser apoiado pelo PSB é o de Júlio Delgado. Isso é muito claro e até o próprio Henrique sabe disso.
Presídio Itaquitinga

A obra será retomada em março. A previsão é de que até o final de agosto ela seja entregue e aí a gente possa retirar os presos de Itamaracá e resgatar o potencial turístico daquela belíssima área.

O Litoral Norte do Estado passa por uma intensa fase de mudança econômica, com destaque para a presença da fábrica da Fiat em Goiana, e por isso é fundamental explorar todo o potencial turístico de Itamaracá. Então, é por isso que os presídios estão sendo retirados daquela ilha.
Dilma com prefeitos

É sabido que diversos municípios pernambucanos estão sendo diretamente afetados com os cortes nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do FPE (Fundo de Participação dos Estados). Há um acúmulo de dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos prefeitos eleitos e reeleitos, que estão tendo que lidar, em sua maioria, com o desgaste nas finanças municipais causado por seus antecessores. Então, há de fato - e é natural que haja - a expectativa de se criar um convênio com a União.
Conversei sobre isso com a presidente Dilma durante o encontro que tive com ela, há 15 dias, e ela me confessou sobre sua disposição em ajudar esses novos gestores. Contudo, diante das dívidas que alguns municípios possuem com a Federação, muitos desses prefeitos voltaram para as suas cidades sem saber, de fato, a ajuda que terão para enfrentar o cenário por eles encontrado.
Adutora do Pajeú
Até que você consiga entregar uma obra são necessários pequenos ajustes ao longo de toda a sua extensão. Então, é normal que durante esse processo de ‘regular’, de ajustar a pressão da água que passa pelos tubos da obra, os técnicos encontrem uma solda que não ficou de maneira adequada e, portanto, a água venha a escapar.
Estou mantendo uma série de contatos com o Governo Federal e, ao que tudo indica, a presidente Dilma deverá vir ao Estado no próximo dia 18, para inaugurar a segunda etapa da adutora, que vai levar o projeto a todo Sertão do Pajeú. Queremos ver até 2014 essa adutora levando água para todo o Pajeú, como iremos ver, nos próximos dias, em Serra Talhada.
Obras da BR-104 paralisadas
A BR-104, que liga Caruaru ao polo de confecções, é uma obra federal concedida ao Estado. Nós não aceitamos alguns serviços prestados pela empresa e exigimos que a contratada refizesse alguns trechos. Mas a obra já foi retomada e agora estamos só aguardando o aval do DNIT para dar início ao processo licitatório da segunda etapa.
Estrada Afogados /Sertânia

Existe sim um projeto para melhorar aquele trecho, que, em especial, precisará ser reconstruído. Ali, não adianta passar uma camada de asfalto porque com os buracos existentes, se você jogar asfalto em cima é, de certa forma, jogar dinheiro fora. Nós já começamos a analisar projetos e à medida que os projetos ficarem prontos iremos contratar as empresas. Mas a expectativa é de que as obras sejam iniciadas nos próximos 60 dias.
Gestão no Recife
Estive com Geraldo Júlio nesses primeiros 30 dias de gestão, circulando com ele pela cidade e percebi a felicidade dos recifenses com a agilidade proporcionada pela equipe do seu novo prefeito. Geraldo sabe lidar com a máquina pública. É servidor concursado há mais de 20 anos, trabalhou com a gente, sabe como buscar recursos, economizar, enfim, formou um bom time.

A cidade tem visto o prefeito nas ruas às 7h da manhã, meia noite, enfim, buscando soluções para atender as demandas da população. É muito bom a gente ter a oportunidade de servir, de fazer. A maior de todas as escolas, como eu sempre digo, não é construir barragens, teatro; tudo isso só tem sentido quando a gente muda à vida das pessoas. É o trabalho duro que fornece frutos.
É aproveitar esse nosso tempo, que é curto, para usar toda a potência da máquina, do seu motor, e torcer para que os próximos sigam à altura o trabalho que estamos produzindo. Existe um time de políticos que depositou muita fé nos projetos de Geraldo e agora é a oportunidade dele de retribuir essa confiança. Ele tem saúde, tem idade pra isso, então tem que trabalhar mesmo.
 Escrito por Magno Martins, às 07h42

Nenhum comentário:

Postar um comentário