sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SAIBA MAIS Bento XVI pode ser tratado por “Santidade” depois de renúncia


Vaticano explica como o Conclave pode ser antecipado, Todos os cardeais, incluindo os que têm mais de 80 anos, têm o dever de viajar para Roma mal acabe o pontificado de Bento XVI. 22-02-2013 14:25 por Aura Miguel, em Roma

SAIBA MAIS
Bento XVI pode ser tratado por “Santidade” depois de renúncia
Conclave poderá ter 114 em vez de 117 cardeais
Milhares de cartazes dizem “obrigado” a Bento XVI
O secretário da Comissão Pontifícia para a interpretação dos Textos Legislativos, o bispo Juan Arrieta, explicou hoje que só há duas formas de antecipar o próximo Conclave: por decisão do Papa, até ao dia 28 de Fevereiro, ou por decisão do colégio dos cardeais, a partir do dia 1 de Março.

Segundo as regras em vigor o Conclave só pode começar no mínimo 15 dias depois do começo da Sede Vacante, isto é, o fim do pontificado de Bento XVI, o que equivale ao dia 15 de Março.

Contudo, e tendo em conta o carácter extraordinário da actual situação, é possível que Bento XVI publique um documento, conhecido como um “motu proprio”, no qual possibilita a antecipação do Conclave.

Caso isso não aconteça, contudo, há outra possibilidade. O colégio dos cardeais, que durante a Sede Vacante assume a chefia da Igreja, poderá decidir antecipar a data, alegando que as regras são omissas no caso de resignação e que por isso desta vez devem ser interpretadas de outra forma. Para isso, porém, é necessária uma decisão por maioria absoluta e a presença de todos os cardeais, salvo aqueles que justifiquem a ausência por doença.

Este encontro de todos os cardeais inclui aqueles que têm mais de 80 anos e que por isso não podem participar no Conclave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário