quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

JMJ: Jesus Cristo é a Luz do mundo


JMJ: Jesus Cristo é a Luz do mundo

E-mailImprimirPDF
velas_JMJ_rio

















No último sábado, 2 de fevereiro, dia em que a Igreja celebrou a Apresentação do Senhor e o Dia de Nossa Senhora das Candeias, a arquidiocese do Rio de Janeiro juntamente com o Comitê Organizador Local da (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) reuniu milhares de fiéis, na Concha Acústica do Santuário de Nossa Senhora da Penha, para o “Caminho de Luz”.

O evento, que teve como objetivo fazer com que os fiéis vivenciem cada vez mais o Ano da Fé rumo à JMJ Rio2013, contou com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, de bispos auxiliares da arquidiocese, vigários episcopais, padres e do bispo de Noto, na Itália, dom Antonio Staglianò – que está no Rio para participar da 22ª edição do Curso dos Bispos, no Sumaré.
Dom Orani presidiu a Celebração Eucarística e falou sobre a motivação do evento que teve um caráter oracional. O Arcebispo ressaltou a importância de todos seguirem a luz de Cristo tendo sempre a certeza de que Ele é a luz do mundo – “Eu sou a luz do mundo” (João 8,12).
"Com muita alegria nós viemos até o Santuário da Penha para viver esse dia 2 de fevereiro, dia da Apresentação do Senhor e de Nossa Senhora da Luz. Queremos viver neste Ano da Fé, Ano da Juventude, o “Caminho de Luz”. Sabemos que a nossa fé está em viver a luz de Cristo e consequentemente sermos luz para os irmãos. Aqui neste Santuário de nossa Arquidiocese junto com Maria, aquela que disse sim ao projeto de Deus, viemos pedir que Jesus nos ilumine e que também nós, enquanto igreja, sejamos luz no mundo", afirmou dom Orani.
Antes da Missa, testemunhos sobre a Jornada Mundial da Juventude foram realizados e representantes do Setor Juventude da arquidiocese rezaram o terço. A animação ficou por conta do cantor, ator e apresentador, Enes Gomes, e do reitor do Santuário arquidiocesano do Cristo Redentor e diretor de Logística da JMJ Rio2013, padre Omar Raposo, que foi acompanhado pela banda Cristo Redentor. Um dos momentos mais esperados da noite por todos os presentes foi o Lucernário – rito que era praticado ao anoitecer no templo, nas sinagogas e nas casas, e que os primeiros cristãos celebravam como símbolo de Cristo –, que ressaltou a importância de se valorizar a bela tradição da Igreja.
"É emocionante ver a unidade da nossa Igreja e mais ainda ver essas pessoas de todos os vicariatos com suas velas acessas iluminando as escadarias do Santuário num mesmo propósito: testemunhar que Jesus é a luz do mundo e transmitir, através da vivência do Evangelho, essa luz que vem de Deus a todos os irmãos. Não haveria momento melhor para vivenciarmos o Ano da Fé e a Jornada Mundial da Juventude que se aproxima, destacou o jovem Winícius Mendes, da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso.
Membro do COL e um dos produtores do evento, Michel Sousa, falou sobre a experiência de produzir o “Caminho de Luz”.
"Missão cumprida e o momento é de grande alegria. Esse trabalho foi muito especial pra mim e mais do que um trabalho, na verdade foi um momento de agradecer a Deus por tudo aquilo que ele já me deu, está me dando e vai me dar. Trabalhei por completo nesse projeto com muito carinho, amor e atenção porque foi para o Senhor... Nenhum mérito para mim, tudo para a honra e glória do Senhor Jesus", ressaltou Michel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário