terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A NOVA PRESIDENTE DA PETROBRAS


01/12
Foster: de catadora de papel à poderosa Petrobras
 Quem as conhece de perto costuma dizer que a engenheira Maria das Graças Silva Foster, 58, é um 'clone' da presidente Dilma Rousseff. Rígida e extremamente exigente, assim como Dilma, Graça, como gosta de ser chamada, tem fama de agressiva no trato com sua equipe. Mineira de Caratinga, Graça se define 'carioca de coração'. Torce pelo Botafogo, é fã de carnaval e dos Beatles. Aos dois anos, mudou-se com a família para o complexo de favelas do Alemão, onde viveu até os dez anos e trabalhou como catadora de papel. Em 2010, foi apontada pelo 'Financial Times' uma das 50 executivas mais influentes do mundo. Tem filha médica e filho estudante de jornalismo -- que tatuou o nome da mãe no antebraço.
A aproximação ocorrera quando Dilma, então secretária de Energia do Rio Grande do Sul (1999-2002), queria um ramal adicional no gasoduto Bolívia-Brasil para atender ao sul do Estado. Ouviu um 'não' como resposta da então gerente da estatal, mas a amizade prosperou.
Graça filiou-se ao PT e se engajou na campanha de Dilma. Tem três estrelas tatuadas no antebraço esquerdo, duas delas vermelhas. Foi secretária de Petróleo e Gás e dirigiu as subsidiárias Petroquisa e BR Distribuidora.(Da Folha de S.Paulo - Pedro Soaes e Denise Luna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário