sábado, 14 de janeiro de 2012

Coreia: quem não chorou pelo ditador está na cadeia

Coreia: quem não chorou pelo ditador está na cadeia
Pelo menos 6 meses em campos de trabalho forçado para quem não pareceu autêntico
 
Moradores de Pyongyang reagem à morte de Kim Jong-il, em foto de 19 de dezembro de 2011 Foto: REUTERS/ Kyodo
Moradores de Pyongyang reagem à morte de Kim Jong-il, em foto de 19 de dezembro de 2011 REUTERS/ Kyodo
Durante dias, o mundo inteiro assistiu, intrigado, à onda de histeria coletiva que tomou milhões de norte-coreanos após o anúncio da morte de Kim Jong-il, no mês passado. Cenas como desmaios em praças de Pyongyang e do choro convulsivo de milhares de mulheres diante de monumentos em homenagem ao Querído Líder invadiram os jornais — oficiais ou não — enquanto muitos se perguntavam o motivo de tanta tristeza pela morte de um ditador que teria mergulhado o país num dos maiores episódios de fome de sua história.
Mas a resposta pode estar numa reportagem do jornal sul-coreano "Daily NK", publicada nesta sexta-feira: os norte-coreanos que não participaram das homenagens — ou não foram convincentes na demonstração de tristeza — estariam sendo enviados a campos de trabalho forçado por no mínimo seis meses.
- As autoridades estão impondo uma pena de pelo menos seis meses em campos de trabalho pra qualquer um que não tenha participado das concentrações organizadas durante o período de luto ou para quem participou mas não chorou e não pareceu autêntico - diz a fonte ao jornal.(Informações de O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário