segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Míriam Leitão - 21.12.2012 | 12h45m NA CBN Resumo comentado das notícias da semana


Enviado por Míriam Leitão - 
21.12.2012
 | 
12h45m
NA CBN

Resumo comentado das notícias da semana

Novas previsões do BC - Em seu último relatório de inflação do ano, o BC revisou para baixo, de 1,6% para 1%, a previsão para o crescimento do PIB de 2012. Há um ano, previa expansão do PIB de 3,5%. A presidente Dilma, por sua vez, disse que quer um “Pibão grandão” em 2013, mas como o investimento está baixo, vai ser difícil.
Quanto à inflação, o BC previa 4,7% e o ano está terminando em 5,7%. Mesmo nas previsões otimistas do BC, a inflação ficará acima do centro da meta até 2014.
A propósito: o primeiro resultado de 2012 já saiu: o IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial, subiu 5,78% no ano, segundo o IBGE. Os alimentos tiveram participação importante no dado geral ao subir 9,84% em 2012. A inflação de serviços também está alta. Em dezembro, o IPCA-15 acelerou para 0,69%, superando as expectativas dos analistas, depois de ter subido 0,54% em novembro.
Aeroportos – O governo anunciou esta semana que privatizará os aeroportos do Galeão e de Confins. Estabeleceu barreiras à entrada. Só grandes operadores, que administrem aeroportos com 30 milhões de usuários, poderão participar. Ótimo. Só que não exigiu a mesma coisa na outra fase da privatização. Isso fará com que Guarulhos tenha operador com pouco movimento e Confins só possa ser administrado por um grande.
No primeiro leilão, os grandes operadores do mundo acabaram perdendo a concorrência, porque os menores - e com menos experiência - aceitaram pagar mais. No pacote, o governo decidiu também criar mais uma estatal, a Infraero Serviços. Nos governos Lula/Dilma, várias empresas estatais foram criadas, como Agnes, Amazul, EPL, como mostro na coluna de hoje.
Congresso fez uma manobra perigosa e depois recuou, felizmente - Ele faria uma queima geral de vetos, votando 3.000 vetos presidenciais numa tarde. A manobra era para tentar derrubar o veto da presidente Dilma à distribuição dos royalties.
Desemprego cai para 4,9% - Mesmo com a economia crescendo muito pouco, o mercado de trabalho continua bom. O IBGE divulgou hoje que a desocupação caiu de 5,3% para 4,9% em novembro. É a segunda menor taxa já registrada. Em novembro do ano passado, havia ficado em 5,2%. No fim do ano, a taxa de desemprego costuma ser mais baixa mesmo, porque há muitas contratações temporárias.
Aprovada a MP da energia elétrica - A tarifa da energia elétrica vai cair em 2013, mas menos do que o governo está anunciando. Até porque a Aneel já autorizou muitas concessionárias, entre elas a Light, a subir agora a tarifa. A Light já aumentou em 11,8%. Não serão 16% a menos do que a deste ano. As distribuidoras que compram energia de Itaipu repassarão para o consumidor o aumento provocado pela alta do dólar. A energia fornecida pela binacional é corrigida pelo câmbio. Há também o repasse do custo do uso das termelétricas. Ou seja, o consumidor não sentirá o alívio que imaginava.
Mais um apagão: No último sábado, um apagão atingiu 12 estados. Técnicos da Aneel e da ONS já tinham avisado, nos últimos dois anos, que o sistema corre riscos por falta de planejamento, de investimento, erros de gestão. Esses apagões são frequentes demais para a gente dizer que cada um é explicado por um raio diferente.
Crédito, inadimplência, juros: O BC divulgou que em novembro o crédito cresceu 1,5%, um pouco mais do que o registrado no mês anterior (1,4%) e, em 12 meses, acumula alta de 16%. Isso significa que continua avançando de forma acelerada. Mais uma vez, houve redução da taxa de juros cobrada em empréstimos ao consumidor, de 35,4% para 34,8% ao ano. A taxa de inadimplência de pessoa física caiu depois de três meses, mas muito pouco, de 7,9% para 7,8%.
Carne embargada - Já são seis os países que fizeram embargo à carne brasileira por causa da identificação do agente causador da vaca louca em um animal que morreu em 2010. São eles: Japão, África do Sul, China, Egito, Arábia Saudita e Coreia do Sul.
Brasil volta para a 7ª posição no PIB Mundial: O Brasil deixou de ser a sexta economia do mundo. Mas esse "campeonato" do PIB não tem muita importância. O que fez o país perder posição foi a desvalorização do real. O que preocupa mesmo é o PIB fraco.
EUA revisam crescimento para cima – No terceiro trimestre, a economia americana cresceu 3,1%, acima do previsto anteriormente (2,7%). É mais que o dobro do registrado no segundo trimestre (1,3%). Exportações e gastos do governo influenciaram o resultado. Mas o impasse sobre o abismo fiscal continua. Republicanos e democratas ainda não chegaram a acordo sobre os cortes.
Venezuela – Depois de ter feito a quarta cirurgia contra um câncer, Chávez teve uma infecção respiratória. Mas segundo o governo, sua situação está controlada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário