sexta-feira, 4 de maio de 2012

FESTA E SAO JOSE NO ALTO JOSE DO PINHO RECIFE PE


Fiéis encerram festividades a São José Operário com bênção do novo altar

O mês de maio é tradicionalmente dedicado à Maria, mãe de Jesus. Entretanto, o primeiro dia é reservado para o seu esposo, José, considerado pela Igreja um modelo de santidade. Depois de nove dias de festividades, a comunidade do Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife, encerrou no dia 1º de maio, as comemorações pela memória de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. O grande dia da festa foi marcado por missas, procissão e a bênção do novo altar da capela dedicada ao padroeiro. A solenidade contou com a presidência do arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido.

O dia do trabalhador começou cedo no Alto José do Pinho, área paroquial da Mangabeira. Às 6h, aconteceu a alvorada festiva com o repicar dos sinos. Às 7h, a partilha do pão, primeiro o eucarístico, em seguida, os fiéis participaram de um café da manhã comunitário. No início da noite, centenas de pessoas saíram pelas ruas da comunidade conduzindo o andor de São José Operário. A procissão emocionou moradores e comerciantes do local. Retornando à capela, a imagem foi recebida com muita alegria pelos fiéis.

Durante a celebração eucarística dom Fernando destacou a importância de José na história da salvação dos homens. “José foi fiel a missão de ser o guardião da Sagrada Família, sendo obediente a vontade de Deus”, afirmou. Para o arcebispo o exemplo de José deve ser seguido até hoje por todos aqueles que queiram de fato ser cristãos autênticos. “As virtudes de São José, especialmente, a confiança e a humildade têm muito a nos ensinar, ele nos fortalece na fé e nos edifica”, declarou o religioso.

O arcebispo também falou da importância do trabalho, como forma de dignificar o ser humano. Porém, dom Saburido alertou para a crescente ambição do homem que tem feito do trabalho apenas um meio para enriquecer materialmente. “Usando o trabalho como justificativa, muitas pessoas têm desrespeitado os dias de descanso, especialmente o domingo, dia sagrado e que deve ser dedicado ao Senhor”, salientou.

Bênção do novo altar
A solenidade de São José Operário, foi marcada por um momento muito especial para a comunidade. Depois de 5 anos, enfim os fiéis puderam comemorar a inauguração do novo presbitério. Antes do rito de Dedicação do Altar, dom Fernando ressaltou a importância deste espaço onde acontece o mais sublime dos sacramentos, a Eucaristia. “Não podemos esquecer que o altar é um local fundamental para a nossa fé, é nele onde nos alimentamos do corpo de Cristo, sem esse alimento fracassaríamos enquanto cristãos”, disse.

Dom Fernando ungiu o novo altar com óleo. Em seguida, alguns fiéis levaram as toalhas e as novas lamparinas. A assembleia acompanhou atentamente o rito, pareciam não acreditar que finalmente tinham conseguido presentear São José Operário como um novo presbitério. Emocionados, crianças, jovens, adultos e idosos viram o arcebispo encerrar o rito incensando o altar e acendendo as velas.

O administrador paroquial da Mangabeira, padre Mário Bezerra, agradeceu à comunidade pelo empenho na construção do novo altar e também, da nova Capela do Santíssimo. E a dom Fernando pela disponibilidade. Para encerrar a noite, o Grupo Musical Flautus, formado por jovens da comunidade fez apresentação de duas músicas.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário