quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dom Fernando dá posse aos novos integrantes do Colégio de Consultores


Dom Fernando dá posse aos novos integrantes do Colégio de Consultores

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, deu posse na manhã desta segunda-feira, 30, aos novos membros do Colégio de Consultores da arquidiocese. O colegiado passa a ser integrado pelos  dois vigários gerais e os setes vigários episcopais.  Após a posse, os sacerdotes participam da primeira reunião como membros eleitos, na Sede da Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

Regulamentado por normas próprias contidas no Código de Direito Canônico e por um estatuto particular, o Colégio de Consultores é obrigatório em todas as dioceses. “Este é o colégio mais importante da arquidiocese. No caso de vacância (por transferência ou morte do arcebispo), os membros deste conselho realizam eleição para escolher o administrador arquidiocesano, que conduzirá a arquidiocese até que o papa nomeie o novo arcebispo”, explicou dom Fernando.

O Colégio de Consultores tem a função de auxiliar o bispo diocesano na administração da diocese. O bispo escolhe entre os sacerdotes que integram o Conselho Presbiteral. O número de membros não pode ser inferior a seis e nem maior que doze. “Escolhi os vigários gerais e episcopais porque acompanham mais de perto o dia a dia da arquidiocese e estão prontos para assumir esta função. Em caso de emergência, o arcebispo pode convocar o Colégio e consultá-lo sobre determinada decisão”, disse o arcebispo.

‘Se um membro do Colégio dos Consultores renunciar à sua função ou vier a falecer, o bispo não está obrigado a nomear um substituto, caso o número mínimo de seis membros seja mantido.’

A Arquidiocese divulgou Nota Oficial sobre a posse dos novos integrantes do Colégio de Consultores. Confira na íntegra:

O COLÉGIO DE CONSULTORES 

 
Para o melhor desempenho de sua missão pastoral, cada bispo diocesano e, no caso da Igreja Particular de Olinda e Recife, nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, deve constituir o Colégio de Consultores. Dentre os membros do Conselho Presbiteral, são escolhidos os membros do Colégio de Consultores, não menos que seis nem mais que doze, que desempenharão suas funções pelo período de cinco anos.


Na manhã de hoje, Dom Fernando Saburido, OSB, empossou como membros do Colégio de Consultores os reverendíssimos padres:


1.      Mons. José Albérico Bezerra de Almeida (Vigário Geral),
2.      Mons. Lino Rodrigues Duarte (Vigário Geral),
3.      Pe. Alessandro Corazza, PSPM (Vig. Episc. do Vicariato Olinda),
4.      Pe. Cícero Ferreira de Paula (Chanceler da Cúria Metropolitana),
5.      Fr. Joaquim Ferreira da Luz, OCarm (Vig. Episc. do Vicariato Recife Norte 1),
6.      Pe. Josivaldo José Bezerra (Vig. Episc. do Vicariato Cabo),
7.      Pe. Maurício Roberto Diniz Souza (Vig. Episc. do Vicariato Vitória),
8.      Pe. Miguel Batista de M. Neto, SCJ (Vig. Episc. do Vicariato Recife Norte 2),
9.      Fr. Paulo Amâncio de Freitas, OFMCap (Vig. Episc. para a vida religiosa e consagrada),
10.    Pe. Paulo Sérgio Vieira Leite (Vig. Episc. do Vicariato Recife Sul 2),
11.    Pe. Sérgio Pereira da Silva (Vig. Episc. do Vicariato Recife Sul 1).

O Colégio de Consultores é presidido pelo Arcebispo Metropolitano e suas funções são determinadas pelo Código de Direito Canônico, dentre as quais: ficando vacante a Sé, o Conselho Presbiteral cessa e suas funções são desempenhadas pelo Colégio de Consultores (cf. Cân. 501); no prazo de oito dias depois da notícia da vacância da Sé, o Bispo Auxiliar ou o presbítero mais antigo do Colégio de Consultores deve convocar os demais membros para eleger o Administrador Diocesano, que governará provisoriamente a Igreja Particular (cf. Cân. 421), a menos que a Santa Sé tenha providenciado de outro modo; na falta do Bispo Auxiliar, cabe ao Colégio de Consultores comunicar a Santa Sé da morte do Bispo Diocesano; no desempenho de suas atribuições, há momentos em que tanto o Bispo quanto o Administrador Diocesano precisam do consenso do Colégio de Consultores para a tomada de algumas decisões.

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife


Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário