quinta-feira, 29 de março de 2012

CORREDOR DA AGAMENOM MAGALHAES

EXTRATO DO BLOG DE MAGNO MARTINS

Governo publica amanhã edital de licitação do corredor da Agamenon








Rivânia Queiroz
O lançamento do corredor exclusivo de ônibus na Avenida Agamenon Magalhães foi feito hoje, no Palácio do Campo das Princesas, com a presença de secretários e do suplente de senador e ex-governador Joaquim Francisco. Amanhã, será publicado no Diário Oficial do Estado o edital de licitação para a intervenção na principal artéria da cidade, que consumirá R$ 110 milhões.
Além do corredor de ônibus, estão incluídos no projeto cinco passarelas para a travessia de pedestres, nove estações no canteiro central da via e quatro viadutos transversais. Ainda estão previstos o alargamento dos dois viadutos da Avenida João de Barros e o alargamento do pontilhão de cruzamento das ruas Dr. Leopoldo Lins e Buenos Aires.
“Esse projeto não é novo. Ele não foi feito pelo Governo do Estado nesta gestão. É um projeto pensado no PDTU – Plano de Desenvolvimento e Transporte Urbano – por muitos técnicos que estudaram como melhorar a vida, sobretudo, de quem anda de ônibus, de como melhorar para o ônibus e para o carro”, esclareceu o governador Eduardo Campos.
Ele ressaltou que a intervenção é ousada e requer muitos recursos e tem a finalidade de melhorar a velocidade dos transportes, seja do ônibus, seja do veículo de passeio. O governador também deixou claro que não vai se intimidar com as reações contrárias ao projeto e garantiu que participará de todas as audiências públicas para discutir o assunto. “Vamos participar das audiências e coletar sugestões, mas nós precisamos fazer o projeto”, sentenciou.
Eduardo Campos acrescentou que a obra já está em curso e que vai entregá-la dentro do cronograma apresentado hoje. “As sugestões que venham melhorar o projeto serão sempre bem vindas. Estamos abertos. Agora, é claro que as pessoas precisam de um sistema Púbico de passageiros que funcione melhor. É impossível continuar com a Agamenon Magalhães, no horário de pico, e as pessoas dentro de um ônibus lotado, em pé... Quem vive essa realidade é quem está nos pedindo que faça o que deveria ter sido feito e não foi”.
CRONOGRAMA
30/03- Publicação no Diário Oficial do edital de licitação
30/07- Conclusão do processo licitatório (120 dias)
30/09 – Plano de Circulação e Projeto Executivo
01/10 – Início das obras
Abril/2014 – Conclusão da obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário