domingo, 14 de julho de 2013

Peregrinos da JMJ hospedados em templos de outras religiões: tá beleza, misinfi!

Peregrinos da JMJ hospedados em templos de outras religiões: tá beleza, misinfi!

 5
 
 73
hindu
Como muitos de vocês já sabem, alguns templos de outras religiões abriram as portas para acolher os peregrinos da JMJ no Rio, oferecendo-lhes hospedagem. Diversos leitores mandaram mensagens pra gente perguntando o que achamos disso. Eu acho ótimo!


Em primeiro lugar, essa oferta atende a uma necessidade dos católicos. Então, temos mais é que dar graças a Deus pela generosidade das pessoas de outras crenças que, muito gentilmente, estão nos fazendo um favor. Nós precisamos dessa ajuda e deveríamos ser gratos, e não espalhar pelos quatros ventos a desconfiança, sendo mal-educados com quem nos oferece a mão.


Bíblia tem vários exemplos de situações em que os membros do povo de Deus foram ajudados por pessoas de outras crenças. É o caso das parteiras do faraó, que se recusavam a matar os bebês hebreus, e do bom samaritano que, na parábola de Jesus, foi o único que socorreu o homem ferido na estrada.


Diferente do que alguns pensam, não há nenhuma proibição de católicos entrarem em locais de culto de outras religiões. Se houvesse, João Paulo II não teria visitado a sinagoga de Roma, em 1986, e Bento XVI não teria visitado a Mesquita Azul, em 2006 (Istambul).



saco_dormirNa JMJ de Colónia, na Alemanha, grande parte dos peregrinos ficou hospedada em casas de famílias protestantes. E, quando a Igreja realiza a campanha para as famílias de acolhida, não faz qualquer tipo de restrição sobre a crença da família. Então, que diferença faz ficar na casa de uma família de outra religião e ficar num templo? Nenhuma!


O que nós católicos não devemos é participar dos cultos das outras religiões. Ainda assim, a visita a um culto de outra religião é tolerável em alguns casos de EXCEÇÃO, como em casamentos e funerais. Só podemos assistir e não devemos de modo algum participar ativamente desses ritos (para saber mais, acesse o blog Apostolado Tradição em Foco com Roma).


evangelicoOutra coisa importante a se notar é que a diretora executiva do setor de hospedagem é uma religiosa muito séria e competente, a Irmã Graça Maria. Uma equipe liderada por ela vistoriou todos os locais inscritos para receber peregrinos, inclusive os clubes judaicos, igrejas evangélicas, igrejas anglicanas e centros de umbanda.


Tem gente por aí dizendo que os peregrinos serão assediados para se convertem às outras religiões. Bem, se considerarmos a hipótese de alguém se converter no meio do sono mais profundo, esse risco é bem possível. Porque, com tantas atividades da Jornada, os peregrinos passarão quase o dia inteiro em atividades externas, e virão aos locais de hospedagem só pra tomar banho e dormir. Nem mesmo as refeições serão servidas nesses locais.


Quanto a serem tentados a abandonarem a fé católica, eu lhes garanto: nesses templos, os jovens correrão risco mil vezes menor do que nas escolas e universidades (inclusive as católicas) que frequentam. Nesses lugares, sim, tem que se benzer dez vezes antes de entrar!


Especificamente em relação à umbanda, saibam que os umbandistas, em geral, não costumam fazer proselitismo nem ficam enchendo o saco de ninguém sobre religião (afirmo isso porque nasci e cresci numa família umbandista). Os peregrinos devem apenas ter um mínimo de prudência: não participem das sessões do centro e não aceitem fazer consultas a médiuns.


Aos amigos de outras religiões que generosamente estão acolhendo os filhos de Francisco em seus templos, deixamos registrada aqui a nossa gratidã


umbanda
*****
Olha que legal! A Myrian Rios, atriz e Deputada Estadual (RJ) divulgou em seu Twitter o nosso post do Meteoro do Chicão!
myrian_rios
- See more at: http://ocatequista.com.br/archives/10064#sthash.UWS07lFq.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário