segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SUPREMO CASSA O CNJ, FISCAL DOS JUIZES.

19/12/2011 | 18:06

CNJ vai virar IBGE do poder
judiciário, diz ex-procurador

FotoSEN. PEDRO TAQUES
O ex-procurador da república e agora senador Pedro Taques afirmou nesta segunda (19) que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reduzir os poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é a “crônica de uma morte anunciada”. Segundo ele, agora os “bandidos de toga” terão brechas para cometer crimes. Confira trechos da entrevista concedida nesta segunda-feira:

O senhor acredita que a decisão do Supremo abre brechas para os “bandidos de toga”, como nomeou a ministra Eliana Calmon?Eu não tenho dúvida disso porque as Corregedorias estaduais não têm feito essa fiscalização.
A liminar do Supremo diz que o poder da CNJ diminui a independência dos tribunais. Em sua opinião, isso se justifica?Eu respeito a opinião do Marco Aurélio, mas não concordo. O próprio Supremo diz que o CNJ é um órgão interno, não há de se falar em independência. O STF não está acima da Constituição, como muitos pensam.
Quais são as conseqüência de o CNJ ser impedido de começar uma investigação do zero?Essa é a crônica de uma morte anunciada. É um retrocesso na função constitucional do CNJ. Esse esvaziamento é a morte do próprio Conselho, que agora vai ser o IBGE interno do poder judiciário, só vai fazer estatística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário