sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ASSUNÇAO DE MARIA SANTISSIMA AO CEU

A Virgem Maria teve o seu dia de Bela Adormecida

 15
 
 593
assuncao_maria
Assim como os católicos creem que Jesus ressuscitou e subiu aos Céus, também creem que Sua Santíssima Mãe foi elevada aos Céus de corpo e alma pelos anjos. Este é o dogma da Assunção de Maria, proclamado em 1950 pelo Papa Pio XII.
O detalhe interessante é que Pio XII não quis afirmar se Nossa Senhora morreu ou não. Disse apenas que ela, “tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida, corpo e alma, na glória celeste”. Então, o campo fica aberto às especulações dos teólogos: uns afirmam que ela morreu e ressuscitou, e outros dizem que ela passou diretamente desta vida para a vida celeste, sem jamais morrer.
Qual dessas vertentes faz mais sentido? Bem, vamos nos concentrar no testemunho dos doutores da Igreja. Santo Efrém (†373), o Sírio, afirmava a morte de Maria:
“Virgem, ela o deu à luz, e fica incólume em sua virgindade; (…) Ela é virgem, e assim morre, sem que sejam violados os selos de sua virgindade”. 
Hino 15,2
Santo Agostinho (†430), ao comentar a passagem do Evangelho de São João (19, 27), diz:
“Confia ele sua Mãe ao discípulo, pois havia de morrer antes de sua Mãe Aquele que havia de ressuscitar antes que sua Mãe morresse”.
- In Iohannem tr. 8, 9
Já Santo Epifânio (†403) parecia não ter opinião formada sobre o assunto, ou julgava não possuir dados suficientes para tornar pública a sua crença pessoal. Ele preferiu se sair com um “nada a declarar”:
“A Sagrada Escritura não diz se Maria morreu, se foi sepultada ou se não foi sepultada… Conservou absoluto silêncio por causa da grandeza do prodígio, a fim de não deixar assombrados os espíritos dos homens. Quanto a mim, não ouso falar disso. Conservo a questão em minha mente e me calo”.
(…) Morreu? Não o sabemos”.
- Panario, Haer. 78, nm
Agora vamos às palavras de São João Damasceno (†749), Pai da Igreja:
“Mas então? Morreu a fonte da vida, a Mãe de meu Senhor? Sim, era preciso que o ser formado da terra à terra voltasse, para dali subir ao céu, recebendo o dom da vida perfeita e pura a partir da terra, após ter-lhe entregue seu corpo. Era preciso que, como o ouro no crisol, a carne rejeitasse o peso da mortalidade e se tornasse, pela morte, incorruptível, pura, e assim ressuscitasse do túmulo.” 
Ao que parece, os doutores e Pais da Igreja concordam, em sua maioria, que Nossa Senhora morreu e ressuscitou antes da Assunção. Alguns teólogos contestam essa crença dizendo que a Mãe do Senhor, sendo livre do pecado original, jamais poderia ter sido tocada pela morte. É… parece fazer sentido! E agora?
Em uma audiência em 1997, o Beato João Paulo II abordou essa questão: Jesus, como Maria, não tinha a mancha do pecado original, e, no entanto, Ele quis morrer para o nosso bem. Sendo assim, seria muito lógico Sua Mãe também morresse como Ele, para compartilhar de Sua Ressurreição.
joao_paulo“É verdade que no Apocalipse, a morte é apresentada como uma punição pelo pecado. Porém, o fato de Igreja proclamar Maria livre do pecado original por um privilégio divino único não leva à conclusão de que ela também teria recebido a imortalidade física. A Mãe não é superior ao Filho, que morreu, dando à morte um novo significado, mudando-o para um meio de salvação.
“Envolvida na obra redentora de Cristo e associada a seu sacrifício salvador, Maria foi capaz de compartilhar de seu sofrimento e morte pelo bem da redenção da humanidade. O que Severo de Antioquia diz sobre Cristo também se aplica a ela: “Sem uma morte preliminar, como poderia a Ressurreição ter ocorrido?” (…). Para compartilhar da Ressurreição de Cristo, Maria teve que primeiro compartilhar de sua morte.”
- Audiência do dia 25 de junho de 1997. Site do Vaticano
Pra completar, o beato JP II diz algo comovente: morrendo como todos nós, a Virgem se torna uma Mãe ainda mais próxima.
Não se sabe a causa da morte da Virgem, mas João Paulo II supõe que tenha sido de causas naturais. E assim como os Pais da Igreja, ele afirma que o termo “dormição” é o mais adequado para o fato. Afinal, o corpo da Virgem não se corrompeu, apenas morreu brevemente para pouco depois “acordar” e entrar na glória. Sim… ela teve seu dia de Bela Adormecida! E agora está bem viva e acordada.
O que deve ficar claro é que chegar à certeza de como a Virgem deixou esta terra – morrendo ou não – não é essencial para a vida nem para a fé de ninguém. Sobre esse episódio, o fundamental é a crença na Assunção. Mas por quê? Falaremos disso no próximo post. Acompanhem!
dormicao_virgem
Fontes das citações patrísticas:
Os trechos de escritos dos santos Efrém, Agostinho e Epifânio foram retirados das páginas 79 e 80 da obra do Pe. Estêvão Tavares Bettencourt (BETTENCOURT, Estevão Tavares de, O. S. B. “Curso de Mariologia”. Escola Mater Ecclesiae. Rio de Janeiro, 1997).
A citação de São João Damasceno foi tirada do livro de Folch Gomes: “Antologia dos Santos Padres”. Ed. Paulinas, 1979.
- See more at: http://ocatequista.com.br/archives/10763#sthash.NOY39EFT.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário