sábado, 24 de setembro de 2011

do blog de sandra melo


terça-feira, 5 de abril de 2011

A SANTA MISSA AGORA DA CATEDRAL DA SÉ.

Igreja Senhor Salvador do Mundo
 A Catedral da Sé, principal Igreja da Arquidiocese de Olinda e Recife, vai voltar a receber missas dominicais. A ideia do arcebispo metropolitano, dom Antônio Fernando Saburido, é resgatar as tradicionais celebrações e a função da Igreja do Senhor Salvador do Mundo, na cidade de Olinda, Região Metropolitana do Recife. As missas começam a ser celebradas na Semana Santa.
Fato que não acontecia há 64 anos. Diferente dos anos anteriores, dom Fernando não celebrará o tríduo nas Igrejas de Santo Antônio e do Santíssimo Sacramento, no Centro do Recife, e sim, na Catedral da Sé.
Pátio lateral da Igreja SSM no Alto da Sé Olinda.
Na Quinta-feira Santa, 21 de abril, a programação começa, às 9h, com a Missa dos Santos Óleos presidida por dom Fernando Saburido e concelebrada pelos padres de toda a arquidiocese. Já às 17, os fieis participam da Missa de Lava-pés. Após a celebração haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e alguns sacerdotes estarão atendendo às confissões.

Na Sexta-feira, 22, às 15h, ocorre a Celebração da Paixão com a adoração da cruz e, em seguida, a tradicional Procissão do Senhor Morto, organizada pela Ordem Franciscana. O cortejo sairá da catedral e seguirá até a Venerável Ordem Terceira de São Francisco. Durante o percurso são feitas pausas para reflexão.

O tríduo segue até o Sábado de Aleluia, 23, quando os católicos participam da Vígilia Pascal. É uma noite de oração e espera pelo Cristo Ressuscitado. Esta celebração é tida como a mãe de todas as vigílias.

No domingo, 24, a Igreja celebra a grande festa da Páscoa. Dia da ressurreição do Senhor. A mais importante festa dos cristãos. Neste dia, uma tradição renasce. As celebrações dominicais na Catedral da Sé. O horário será o mesmo de décadas atrás, às 9h.

Transmissão – A Rádio Olinda a partir do dia 24 de abril passará a transmitir a missa celebrada na Catedral da Sé e, não mais a que era realizada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no Colégio Salesiano, na Boa Vista, centro do Recife. Dom Fernando não presidirá mais as missas do Salesiano. Retomando as celebrações na Catedral da Sé em Olinda.

Quinta-feira Santa – 21 de abril
Missa dos Santos Óleos às 9h
Missa de Lava-pés às 17h (após a celebração haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões)

Sexta-feira da Paixão – 22 de abril
Celebração da paixão às 15h e, em seguida, Procissão do Senhor Morto.

Sábado de Aleluia – 23 de abril
Vigília Pascal às 20h

Domingo de Páscoa – 24 de abril
Missa de Páscoa às 9h

Fonte:http://www.arquidioceseolindarecife.org

DEUS SEJA LOUVADO.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Seja amigo e irmão do seu irmão.

Cristo Redentor Cavalheiro PE
 O trem da vida parece ter andado rápido demais para eles. As imagens do trajeto costumam ser distantes. Opacas. Borradas. A velhice chegou. Sem que ninguém pedisse parada para descer neste ponto. O barulho da cidade de hábitos rápidos passou a ser ouvido do alpendre do pavilhão reservado para os homens no abrigo Cristo Redentor, no distrito de Cavaleiro, município de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife). Uma locomotiva de passageiros da linha Cabo-Curado estremece os trilhos no meio da tarde, levando e trazendo quem ainda está no meio do caminho. Ninguém quer lembrar como chegou no Cristo Redentor. É o mais antigo abrigo do estado e o maior do Nordeste, informa o Rotary, responsável pela administração do complexo de prédios cor-de-rosa que mais parece uma cidade. Dentro, 140 pessoas dividem pratos, talheres, banheiros, cuidados e uma mistura de sentimentos. Guardam o passado em pequenos armários de ferro e esperam um voluntário a mais que empreste o ouvido para que suas histórias sejam contadas. Um abraço cálido, mesmo rápido, também será bem-vindo.

O Cristo Redentor é organizado, limpo, arborizado e silencioso. Os residentes moram em dois grandes pavilhões e têm, em média, 75 anos de idade. Setenta e dois funcionários dividem-se em turnos e seguem rigorosamente os horários do banho, do café da manhã, do almoço, das fisioterapias, da missa. Tudo no Cristo Redentor é vivido no coletivo. Mas cada um dos 140 residentes guarda uma história para narrar. Individual, própria e única. Selecionamos algumas delas para encerrar esta série de reportagens sobre os idosos em Pernambuco, iniciada domingo passado. Com os relatos, buscamos corroborar e alertar para a teoria da socióloga Maria Cecília Minayo e do antropólogo Carlos Coimbra Júnior, ambos da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro. Para eles, organizadores do livro Antropologia, Saúde e Envelhecimento (Fiocruz, RJ), as redes de apoio social, de comunicação e de solidariedade atenuam a difícil convivência com a velhice. “O que torna a velhice sinônimo de sofrimento é mais o abandono que a doença; a solidão que a dependência”, afirmam. Da doença e da dependência, a rede social do Cristo Redentor cuida. Do abandono e da solidão, a sociedade deve cuidar.
Ver mais:http://www.pernambuco.com/diario/materias/dias_melhores/esp_dias4.shtml
Zeza e Nene
"Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo.
Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo.
Não viva de fotografias amareladas...
Continue, quando todos esperam que desistas.
Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.
Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você.
Quando não conseguir correr através dos anos, trote.
Quando não conseguir trotar, caminhe.
Quando não conseguir caminhar, use uma bengala.

Mas nunca se detenha."
Madre Teresa de Calcutá
Zeza, Eu e Nene.

Foi com muita alegria que neste domingo 03 de abril  visitei mais uma vez as tias de uma amiga minha no Abrigo Cristo Redentor Feliz e comunicativa Nene disse que está indo para academia e que está fazendo física.
Toda enfeitada gosta de dançar e é muito falante, sempre foi Zeza continua a mesma delicadeza de sempre gosta de conversar e de tomar conta da irmã mesmo na cadeira de rodas.
Fiquei muito feliz por encontra-las com mais disposição encheu-me de vigor ver elas tão bem.
Conversamos e creiam a mente está em dias, atualizada com as coisas que acontece na instituição e também fora dela.(As duas são solteiras e sem filhos, o irmão responsável por elas faleceu fazem três meses, a filha dele que trabalha não tem condições de ficar com elas em casa, mas tem dado toda assistência necessária, AMOR ! )

Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
Madre Teresa de Calcutá

Espero que eu tenha conseguido isso para com elas ontem, pois elas fizeram isso para mim !!!

DEUS SEJA LOUVADO.

sábado, 2 de abril de 2011

6º ano da morte de João Paulo II


Neste sábado, 2, a Igreja recorda o 6º ano da morte de João Paulo II, que será beatificado no dia 1º de maio.

Em todo mundo, diversas iniciativas lembram a figura do futuro beato. Na manhã desta sexta-feira, 1º, o Papa Wojtyla foi centro do diálogo da Conferência da Pontifícia Universidade da Santa Cruz e, à noite, terá início a série de encontros intitulada “JP2”, promovido pela Diocese de Roma, como preparação para a beatificação.

Já os Museus Vaticanos, por esta ocasião, estarão abertos também nas noites do dia 26 a 29 de abril e no dia 2 de maio.

Acesse
.: Editoria especial sobre beatificação de João Paulo II
“O amor de Cristo foi a força dominante no nosso amado Santo Padre. Quem o viu rezar, quem o ouviu pregar, sabe. E assim, graças a esta profunda radicalidade em Cristo pôde carregar um peso que vai além das forças humanas: ser esse pastor do povo de Cristo, da sua Igreja universal”, disse o então Cardeal  Joseph Ratzinger, sobre a morte e testemunho de santidade de  Karol Wojtyla.

Fonte: Canção Nova Noticiais. 


DEUS SEJA lOUVADO.

sexta-feira, 25 de março de 2011

HORA DO PLANETA 2011 Participe, faça sua parte !!!


O que é?

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?

Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?

No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Minuto de silêncio

Neste ano de 2011, o primeiro minuto da Hora do Planeta será dedicado, em silêncio, às vítimas de recentes tragédias de fenômenos naturais como o terremoto e tsunami no Japão, que vitimaram mais de 10 mil pessoas, e também às vítimas das enchentes no Brasil nestes primeiros meses do ano. Os brasileiros, em todas as cidades, são convidados a guardar um minuto de silêncio em memória das vítimas de tragédias ambientais.

Capitais Brasileiras Participantes – Aracaju (SE), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Vitória (ES)

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre o aquecimento global e o uso racional dos recursos naturais, o Recife vai aderir ao movimento "Hora do Planeta", apagando as luzes da Ponte Duarte Coleho e do prédio-sede da prefeitura, no centro da cidade. A ação acontece neste sábado (26), das 20h30 às 21h30.

Para o secretário de Meio Ambiente, Roberto Arrais, este é um momento de reflexão sobre o modelo de consumo da sociedade, "que deve ser mais voltado para produtos naturais e para a diminuição do desperdício". O secretário convoca os funcionários públicos municipais e a população do Recife como um todo a participarem do movimento, apagando luzes ou equipamentos, durante o horário estabelecido.

DEUS SEJA LOUVADO

Fonte:
http://www.horadoplaneta.org.br/index.php?p=home
http://bagarai.com.br/hora-do-planeta-2011-tem-apoio-de-17-capitais-brasileiras.html
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/03/25/recife-adere-a-hora-do-planeta-263085.php

quinta-feira, 24 de março de 2011

Nossa Senhora da Anunciação/Legião de Maria.

 A festa da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria é comemorada desde o Século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente, nove meses antes do Natal (25 de março). Por este acontecimento, que fez de Maria o primeiro sacrário da Eucaristia, Ela recebeu dos cristãos o título de Nossa Senhora da Anunciação.

A visita do Anjo à Virgem Maria, sinaliza o início do cumprimento do Velho Testamento com a abertura do caminho para o Reino de Deus à luz a Boa Nova, para toda a Humanidade. São Gabriel Arcanjo proferiu a oração que esta sempre na boca e no coração de todos os fiéis: a Ave Maria.

Maria era uma jovem adolescente, simples e virgem, prometida ao já idoso José, um carpinteiro descendente direto da casa de Davi. Ficou perturbada ao receber do Arcanjo o aviso que era a escolhida para conceber o Filho de Deus, o qual devia ser chamado Jesus, pois era o enviado para salvar a Humanidade, e cujo Reino era eterno. Assim, o Pai Criador dependeu do consentimento de uma frágil criatura humana para realizar o Mistério para a nossa Redenção.

A Virgem Maria aceitou sua parte na missão, demonstrando toda confiança no Senhor Deus e se fez Instrumento Divino nos acontecimentos proféticos. Mas teve de perguntar como seria possível, se não conhecia homem algum. Gabriel lhe explicou o Espírito Santo a fecundaria, pela graça do Criador. Então respondeu com a mesma simplicidade de sua vida e fé: "Sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Sua vontade".
 A festa da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria é comemorada desde o Século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente, nove meses antes do Natal (25 de março). Por este acontecimento, que fez de Maria o primeiro sacrário da Eucaristia, Ela recebeu dos cristãos o título de Nossa Senhora da Anunciação.

A visita do Anjo à Virgem Maria, sinaliza o início do cumprimento do Velho Testamento com a abertura do caminho para o Reino de Deus à luz a Boa Nova, para toda a Humanidade. São Gabriel Arcanjo proferiu a oração que esta sempre na boca e no coração de todos os fiéis: a Ave Maria.

Maria era uma jovem adolescente, simples e virgem, prometida ao já idoso José, um carpinteiro descendente direto da casa de Davi. Ficou perturbada ao receber do Arcanjo o aviso que era a escolhida para conceber o Filho de Deus, o qual devia ser chamado Jesus, pois era o enviado para salvar a Humanidade, e cujo Reino era eterno. Assim, o Pai Criador dependeu do consentimento de uma frágil criatura humana para realizar o Mistério para a nossa Redenção.

A Virgem Maria aceitou sua parte na missão, demonstrando toda confiança no Senhor Deus e se fez Instrumento Divino nos acontecimentos proféticos. Mas teve de perguntar como seria possível, se não conhecia homem algum. Gabriel lhe explicou o Espírito Santo a fecundaria, pela graça do Criador. Então respondeu com a mesma simplicidade de sua vida e fé: "Sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Sua vontade".


A ACIES

             Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários se consagrarão, todos os anos individual e coletivamente a Nossa Senhora, no dia 25 de Março ou em outro dia conveniente, nas proximidades desta data, numa cerimônia que tem o nome de Acies.              Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com razão, a cerimônia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal. Contrasta, além disso, com Praisidium, que apresenta a Legião, não em formação de combate, mas espalhada em várias seções, ocupadas cada qual no seu próprio trabalho.
             A Acies é a grande solenidade do ano, a festa centra da Legião. Insista-se, pois, com cada legionário, sobre a importantíssima obrigação de a ela assistir. A idéia central, sobre a qual tudo na Legião se sustenta, é o trabalho em união e sob a dependência de Maria, sua Rainha. A Acies é a solene declaração desta união e dependência, a renovação - individual e coletiva - do compromisso de fidelidade da Legião. Por isso, todo o legionário que, podendo assistir, não o faz, tem pouco ou nenhum espírito da Legião. Não vale a pena ter tais membros.
             Eis o processo a seguir:
             No dia fixado para a cerimônia, os legionários se reunirão, se possível, numa igreja. Em lugar conveniente será colocada a imagem da Imaculada Conceição, condignamente enfeitada de flores e velas e, em frente, o Vexillum Legionis, modelo grande, conforme atrás ficou descrito, no capítulo 27.
             A cerimônia começa por um cântico, seguido da reza das Orações Iniciais, incluindo o Terço. Em seguida, um sacerdote falará sobre o significado da Consagração a Nossa Senhora.
             Terminada a Alocução, começa o desfile em direção à imagem. À frente vão os Diretores Espirituais, um a um; atrás, os legionários, um a um, ou dois a dois, se forem numerosos, Chegando em frente do Vexillum, param e, colocando a mão sobre a haste do estandarte, pronunciam, ( um a um, ou dois a dois ), em voz alta e nestes termos, a consagração individual: "Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence". Feito isto, largam o Vexillum, inclinam-se levemente e afastam-se.
             Se os legionários forem numerosos, a consagração individual poderá durar bastante tempo, mas a cerimônia não deixará de ser, por isso, menos impressionante, O órgão ou harmônio contribuirá para tornar o desfile mais solene.
             Não se pode usar mais do que um Vexillum. Tal processo abreviaria a cerimônia, é certo, mas destruiria a unidade. A pressa soaria desarmoniosamente no conjunto. A característica especial da Acies há de ser a ordem e a dignidade.
             Logo que todos estejam nos seus lugares, um sacerdote, em nome de todos os presentes, lerá em alta voz um ato de Consagração a Nossa Senhora. Depois, de pé, rezam a Catena, finda a qual, se é possível, dar-se-á a Benção do Santíssimo Sacramento. A cerimônia termina com as Orações Finais da Legião e um cântico.
             Pode-se incluir a Missa na Acies. Ocupará talvez o lugar da Benção do Santíssimo Sacramento, mantendo sem alteração os outros elementos da cerimônia. A celebração do Mistério Pascal absorverá em si e apresentará ao eterno Pai, pelo "único Mediador"e no Espírito Santo, as consagrações e ofertas espirituais que acabam de ser colocadas nas mãos maternas da "mais generosa cooperadora e escrava humilde do Senhor" (LG 61).
             A fórmula da consagração: "Eu sou todo vosso, etc."não deverá ser pronunciada mecânica ou irrefletidamente. Cada um deverá concentrar nela o mais perfeito grau de entendimento e de gratidão. Para conseguirem isto mais facilmente, convém estudar a "Síntese Marial" que consta do Apêndice 11. Esforça-se esta por mostrar o papel único desempenhado por Maria na salvação e, por  conseqüência, a extensão da dívida de cada um para com Ela. Talvez a Síntese possa constituir o objeto da Leitura Espiritual e da Alocução na reunião do Praesidium um pouco antes da Acies. Sugere-se o seu uso também como Ato Coletivo de Consagração na própria cerimônia.
             "Maria é o terror das potestades do inferno. Ela é "terrível como um exército em ordem de batalha" (Ct 6,3 ) porque, como Chefe experimentado, sabe dispor do Seu poder, da Sua misericórdia e das Suas orações, para confusão dos Seus inimigos e proveito dos Seus servos" (S. Afonso de Ligório).

Fontes:http://www.paulinas.org.br
http://www.legiomariae.com
Foto: Praesidium da Legião de Maria de São Gonçalo RJ da irmã Rosemere.

DEUS SEJA LOUVADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário