domingo, 9 de outubro de 2011

REFLEXOES SOBRE O SANTO TERÇO


IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE FATIMA
E O BEATO PAPA JOAO PAULO 11
Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, tia Tecoã, assim conhecida por toda a vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um protestante e perdeu o seu terço no jardim da casa.

Passados alguns dias, tia Tecoã voltou novamente a essa casa. Logo veio o protestante a zombar de tia Tecoã, dizendo:
- Você perdeu o seu Deus ?
Ela humildemente respondeu: - Eu, perder o meu Deus ? Nunca !
Então, ele pegou o terço e disse: - Não é este o seu Deus ?
- Graças a Deus o senhor encontrou o meu terço, muito obrigada !
- Por que não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia ?
- Sem desmerecer a importância do Livro Sagrado, mas a Bíblia eu não sei ler, e com o terço eu medito toda a palavra de Deus e a guardo no meu coração. Mas, se o senhor quiser me ensinar a ler a Bíblia, não vejo porque não fazer as duas coisas...
- Medita a palavra de Deus ?  Como assim ?
- Quando pego na cruz, lembro-me que o filho de Deus derramou todo o seu sangue pregado numa cruz para salvar a humanidade.
   Esta primeira conta grossa me lembra que há um só Deus Onipotente. Estas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
   Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai Nosso.
   O terço tem cinco mistérios que fazem as cinco chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e a cada mistério tem dez Ave Marias, que me fazem lembrar os dez mandamentos que o Senhor Deus mesmo escreveu na tábua de Moisés.
   O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios, que são cinco gozosos, cinco dolorosos, cinco gloriosos.
   De manhã quando me levanto para iniciar a minha luta do dia, eu rezo os gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria de Nazaré.
   Ao meio dia, no meu cansaço e na fadiga do trabalho, eu rezo os mistérios dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário.
   Quando chega o fim do dia, com as lutas todas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para nos dar a salvação a toda a humanidade.
   E agora me diga, onde está a idolatria, meu senhor ?

Após alguns segundos de silêncio, o protestante disse:
- Eu não sabia disso. Ensina-me a rezar o terço, tia Tecoã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário