quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NOTICIAS DA CNBB.

A cidade italiana de Assis se prepara para acolher o papa Bento XVI e o! s líderes religiosos mundiais para a Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e a Justiça no Mundo, que será realizada esta quinta-feira, dia 27.
Ontem, 23, milhares de peregrinos participaram de orações nos principais templos desta pequena cidade no centro da Itália. "Muitas famílias se reuniram nas basílicas de Assis e junto ao túmulo de São Francisco de Assis para rezar e invocar a paz em preparação de uma jornada histórica deste milênio", declarou o assessor de imprensa do Sagrado Convento, frei Enzo Fortunato.
Na quarta-feira, 26, a vigília será na Catedral de São Rufino, com a presença do bispo da cidade, dom Domenico Sorrentino, e a participação do Prior de Bosé, Enzo Bianchi.
Ontem, no Angelus na Praça São Pedro, Bento XVI confiou essa Jornada à intercessão de Nossa Senhora. "Uma peregrinação a Assis, 25 anos depois do evento convocado pelo beato João Paulo II".

Em vista da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano, de 7 a 28 de Outubro do próximo ano, sobre "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã", o Santo Padre nome! ou como Relator Geral o cardeal William Wuerl, arcebispo de Washington (EUA); e como Secretário Especial D. Pierre-Marie Carré, arcebispo de Monpellier (França).
Para melhor conhecer o sentido do Sínodo, confira um trecho do prefácio do “lineamenta”, documento preparatório do encontro, publicado em fevereiro deste 2011 e assinado pelo Secretário Geral do Sínodo, Mons. Nikola Eterovi?.
“Nas últimas décadas tem-se falado também da urgência da nova evangelização. Tendo presente a evangelização como horizonte comum da Igreja, bem como a ação de anúncio do Evangelho ad gentes, que requer a formação de comunidades locais, de Igrejas particulares, nos Países missionários de primeira evangelização, a nova evangelização é, antes de mais, endereçada a quantos se afastaram da Igreja nos Países da antiga cristandade. Tal fenômeno, infelizmente, existe em vários graus, mesmo nos Países onde a Boa Nova foi anunciada nos últimos séculos, mas que ainda não foi suficientemente bem acolhida a ponto de transformar a vida pessoal, familiar e social dos cristãos. As Assembleias especiais do Sínodo dos Bispos, a nível continental, celebrados em preparação do Jubileu do Ano 2000, evidenciaram este fato. Este é um dos grandes desafios para a Igreja universal. Por isso, Sua Santidade Bento XVI, depois de auscultar a opinião dos seus irmãos no episc! opado, decidiu convocar a XIII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre o tema A nova evangelização para a transmissão da fé cristã, que se realizará de 7 a 28 de Outubro de 2012. Retomando a reflexão até agora realizada sobre o argumento, a Assembleia sinodal terá por objetivo analisar a situação atual nas Igrejas particulares, para traçar, em comunhão com o Santo Padre Bento XVI, Bispo de Roma e Pastor Universal da Igreja, novas formas e expressões da Boa Notícia que devem ser transmitidas ao homem contemporâneo com renovado entusiasmo, próprio dos santos, alegres testemunhas do Senhor Jesus Cristo, ´Aquele que era, que é e que há de vir´ (Ap. 4, 8). É um desafio a retirar, como o escriba que se tornou discípulo do Reino dos céus, coisas novas e coisas antigas do precioso tesouro da Tradição (cf. Mt. 23, 52)”.

Cerca de 35 assessores e assessoras das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), pertencentes aos cinco Regionais da CNBB no Nordeste, se reuniram desde o dia 20, na Fundação Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste do Pernambuco, na diocese de Caruaru (PE), para participar do terceiro Seminário “As CEBs frente aos desafios do mundo contemporâneo”, promovido pelo Setor CEBs da CNBB em parceria com o Iser Assessoria, do Rio de Janeiro (RJ).
Este Seminário está na sequência de dois outros anteriores, realizados no Rio de Janeiro e em Brasília, e este último com assessores (as) das regiões Norte e Centro-Oeste.
O Seminário contou com a participação do padre Josenildo Lima, da arquidiocese da Paraíba, como assessor, e que trabalhou o tema “As CEBs: do Concílio Vaticano II à Aparecida”; o assessor do Setor CEBs da CNBB, Sérgio Coutinho, e Solange Rodrigues, do Iser Assessoria, trabalharam a “Identidade e Diversidade das CEBs”; Roberto Malvezzi, da Comissão Pastoral da Terra, do Regional Nordeste 3, apresentou “As CEBs diante dos desafios contemporâneos”, e procurou enfatizar a dimensão sócio-política; o sociólogo Alder Calado e o padre Reginaldo Veloso, ambos da arquidiocese de Recife-Olinda (PE), trabalharam os desafios para as CEBs no campo cultural e religioso. Já Hermínia Boudens, agente de pastoral da diocese de Caruaru, e o padre Nadir Zanchet, da diocese de Balsas (MA), apresentaram suas experiências de assessoria junto às CEBs apontando os aprendizados, os problemas, os desafios e pistas para o trabalho de assessoria.
Segundo Maria das Chagas, assessora da diocese de Campina Grande (PB), o seminário a “animou para animar, deu base para este serviço de assessoria, visando uma formação e a conscientização de nosso povo, para que seja sujeito de transformação”.
“Foi muito significativo para todos os participantes o local da realização deste seminário. Em 1989, as Comunidades Eclesiais de Base do Agreste do Pernambuco constituíram uma Fundação: a do ‘Santuário das Comunidades’ e, ao longo dos anos, ela construiu o seu próprio Centro de Treinamento que leva o mesmo nome”, afirmou Hermínia Boudens, coordenadora do Santuário.
O quarto e último Seminário está previsto para os dias 08 a 11 de dezembro, em São Paulo (SP), com assessores e assessoras dos Regionais Sul e Leste da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário