quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Fora da Sucessão Apostólica, pastor e bispo é tudo made in Paraguay

Fora da Sucessão Apostólica, pastor e bispo é tudo made in Paraguay


Faaaaala, Lucas F.!!!
Em maio, tivemos uma conversa amigável na fanpage de O Catequista (pros demais leitores não ficarem viajando: o Lucas é evangélico). Foi então que eu lhe prometi escrever este post (perdoe a demora). Resumindo aqui o seu pensamento, sei que você entende, basicamente, que:
  1. todos os cristãos, seja qual for a igreja que frequentem, formam uma só Igreja;
  2. nenhuma igreja pode afirmar que tem a chave da salvação, pois só Jesus salva;
  3. as diferenças doutrinárias entre as várias denominações cristãs não são relevantes.
Vamos ver agora porque essas ideias NÃO SE SUSTENTAM.
sucessao
Há uma só Igreja, e os protestantes estão separados dela
É belo o seu pensamento, Lucas F., de que todos os cristãos fazem parte de uma só Igreja. Isso tem uma raiz nobre: o desejo de unidade. Entretanto, tal ideia não corresponde ao real. No post “Placa de igreja não traz salvação – será?”, mostramos porque é impossível que todos os cristãos formem uma só igreja, por causa das grandes divergências doutrinárias entre as diversas comunidades. Cada igreja evangélica prega um Zizuiz diferente das outras!!!
Lucas F., você argumentou que citar as doutrinas absurdas de certas igrejas evangélicas seria uma apelação, equivalente a de apelar pra história da inquisição, pra desmerecer o catolicismo. Não, são coisas bem diferentes. Pois nenhum dos erros cometidos na Inquisição foi respaldado na doutrina da Igreja (lembrando que a Inquisição salvou milhares de vidas e teve muito mais acertos do que erros).
Você está certo, Lucas F., quando diz que só em Jesus há absoluta certeza da salvação. E essa salvação Ele quis nos dar por meio da Sua Igreja. Afinal, como saberíamos quem é Jesus e o que ensinou, se não fosse por meio da Igreja por Ele fundada?
Os protestantes são nossos irmãos separados. Vagando no mar do mundo, longe da barca de Pedro, as comunidades protestantes mergulham em erros doutrinários gravíssimos. Mas, apesar disso, algo de bom muitas delas pregam, graças ao pouco que ainda guardam de católico em si (a começar pela Bíblia).
A Igreja Católica está vacinada contra erros de doutrina
Lucas, F., você nos chama de bitolados por crer na doutrina infalível da Igreja. Mas veja, foi o próprio Cristo que deu a seus Apóstolos a autoridade do ensinamento:

“Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e, quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.”
- Lc 10, 16


Em outras palavras: tudo o que os Apóstolos ensinavam era própria palavra de Cristo, e na palavra de Cristo não pode haver falhas. Concorda? O Espírito Santo foi quem garantiu que aqueles homens falíveis transmitissem o conteúdo da fé infalivelmente.
Se não fosse assim, você, que é protestante, não poderia nem mesmo confiar nas palavras do Novo Testamento, que foi organizado pelo Papa e pelos bispos católicos. E se eles, por equívoco, tiverem inserido no Cânon textos não-inspirados? E se alteraram maliciosamente as palavras do Evangelho? O garantiria que essas coisas não ocorreram, se a Igreja Católica não fosse guiada pelo Espírito Santo?
Note, Lucas F, que se você não crê na Sucessão Apostólica – que legitima a autoridade dos bispos católicos – e na infalibilidade do Papa, então você deve confessar que sua Bíblia é pó. Uma Bíblia organizada por um Papa e por bispos não inspirados pelo Espírito Santo não teria a menor credibilidade! Certamente estaria cheia de erros. E, sem uma Bíblia confiável (é só isso que vocês têm), como podem ficar de pé as igrejas evangélicas?
O fato é que na Igreja Católica pode haver erros na ação pastoral, pode haver maus sacerdotes e maus leigos, mas não erros de doutrina.

Quem são os Apóstolos hoje? Quem é Pedro?

A sentença “Quem vos ouve, a mim ouve” não foi dirigida a todos os discípulos, mas somente ao grupo seleto dos Apóstolos. Então, havia uma hierarquia bem clara. Do contrário, qualquer cristão – tipo eu – poderia falar e ensinar com a autoridade do próprio Cristo. Num rola, né…

Jesus fundou uma Igreja organizada de forma hierárquica, estabelecendo Pedro como autoridade máxima (a Pedra) e os demais Apóstolos como colunas. Sobre a primazia de Pedro, já falamos no post de ontem.

Então, para o cristão atual, a pergunta mais importante é: quem são os Apóstolos hoje? Serão os pastores de todas as igrejas evangélicas? Serão os pastores só de algumas igrejas evangélicas? Será o pastor ex-funkeiro*? Será o Benedito? E Pedro… quem hoje ocupa o lugar de Pedro? Precisamos chegar a uma conclusão sobre isso, pois seguindo os sucessores dos Apóstolos estaremos seguramente seguindo a vontade do próprio Cristo.

pastor

No nosso bate-papo, você chegou justamente no ponto central da questão, Lucas F.: é claro que ninguém pode se apresentar como pastor, bispo ou apóstolo se não tiver recebido essa consagração de um legítimo sucessor dos Apóstolos. E qual líder de igreja protestante pode se garantir nesse sentido? NE-NHUM!
Agora, podemos perguntar: de onde o Papa Francisco tirou o seu título de “pastor” e “sucessor de Pedro”? De onde os bispos católicos tiraram seus títulos de “sucessores dos Apóstolos”?

Lendo Atos 1,21-26, vemos que a sucessão apostólica teve início com Matias, que foi colocado no lugar de Judas Iscariotes. Assim, sempre que morria um Apóstolo, outro o sucedia. É uma missão passada de Apóstolo para Apóstolo, como herança, desde a igreja primitiva até hoje.

E a única igreja que detém essa herança é a Igreja Católica APOSTÓLICA Romana e as Igrejas Ortodoxas do Oriente (apesar de estas estarem unidas a Roma apenas de modo parcial). Só nessas igrejas há verdadeiros bispos e legítimos sucessores dos apóstolos. O resto, é “ungido” achando que baixou nele o caboclo de pastor, bispo ou apóstolo…

ungido
Por fim, Lucas F., você nos pediu uma prova de que a Igreja Católica é continuidade da Igreja primitiva, e não uma dissidência. Bem, reflita sobre as informações que apresentamos até agora, e amanhã falaremos sobre isso. Até lá!
*****
* Pra quem não conhece o pastor ex-funkeiro, vale conferir o vídeo da sua performance ungida! “No passinho, no passinho, no passinho do abençoado…
- See more at: http://ocatequista.com.br/archives/10517#sthash.Nc6ByWDY.dpuf

3 comentários:

  1. 1. Pedro é o mais citado nos evangelhos.
    Os evangelistas fazem referência do nome de Pedro171 vezes, se destacamos o NT, nome que mais aparece é de Paulo.

    2. CRISTO muda o nome de Simão para Pedro.
    Pedro não foi o único apóstolo que teve o nome trocado por JESUS, mudou nome de TIAGO e JOÃO a quem chamou de Boanerges (Mc 3.17).
    3. A lista dos apóstolos.
    O nome de Pedro vem sempre em primeiro lugar, mas a liderança de Pedro foi temporária, assim que a igreja organizou, o primeiro líder foi Tiago. Podemos ver em Atos (12.17, 15.13), GL(1.18-19).
    4. Tu és Petrus.
    17. Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.
    18. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. São usadas duas palavras gregas no original.
    Petrus: refere-se a um pedregulho.
    Petra: rocha inabalável
    Quando JESUS diz: “que você é Pedro”. Ele usa a palavra Petrus.
    Quando JESUS diz: “e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Ele usa a palavra Petra. JESUS se refere a duas pessoas diferente no texto.
    Quando JESUS diz: “e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Ele se refere a ele mesmo e não a Pedro
    Em I Coríntios. 3:11.“Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo”.
    Em I Coríntios. 10:4. “e todos beberam a mesma bebida espiritual, pois bebiam de uma rocha espiritual que os acompanhava; e essa rocha era Cristo”.

    Em I Pedro 2:4. Chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, I Pedro 2:4. Nos textos acima é bem claro o fundamento da igreja é cristo e não Pedro.
    Agora, comparemos o texto de Mateus 16.18 com o texto seguinte:

    “Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó” (Mt 21.42-44).

    Tanto em Mateus 16.18 quanto em Mateus 21.44, Jesus é a pedra. Desde a época dos salmistas, passando pelo profeta Isaías, a palavra profética já anunciava o Messias como a pedra da esquina (Cf. Sl 118.22, Is 28.16).

    ResponderExcluir
  2. EM TODA A BÍBLIA JESUS CRISTO É A PEDRA, A ROCHA ETERNA.

    I Coríntios 10:4 –“E beberam... da Pedra espiritual... e a Pedra era Cristo.”
    Deut. 32:4 –“Ele (Jesus) é a Rocha, cuja obra é perfeita...”
    Salmo 18:2 –“O Senhor é a minha Rocha...”
    Salmo 19:14 –“...Senhor, Rocha minha e libertador meu!”
    Salmo 28:1 –“A Ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha...”
    Salmo 89:26 –“... a Rocha da minha salvação.”
    Salmo 95:1 –“...a Rocha da nossa salvação.”
    Salmo 144:1 –“Bendito seja o Senhor, minha Rocha...”


    A vulnerabilidade de Pedro para ser a pedra fundamental da igreja

    1) Pedro, o contraditório – Imediatamente depois de afirmar a messianidade e a divindade de Cristo, tenta impedi-lo de ir a cruz, pelo que é chamado de Satanás (Mt 16:22-23).
    2) Pedro, o desprovido de entendimento – Logo em seguida, na transfiguração sem saber o que falava, tentou colocar Jesus no mesmo nível de Moisés e Elias (Mc 9:5-6).
    3) Pedro, o auto-confiante – Disse para Jesus que ainda que todos o abandonassem, ele jamais o faria e que estaria pronto a ir com Cristo tanto para a prisão como para a morte (Lc 22:33-34; Mt 26:33-35), mas Jesus o alertou que ele o negaria naquela mesma noite, três vezes, antes do galo cantar.
    4) Pedro, o dorminhoco – No Getsêmani, o auge da grande batalha travada por Cristo, Pedro não vigia com Cristo, mas dorme (Mt 26:40).
    5) Pedro, o violento – Pedro sacou a espada no Getsêmani e cortou a orelha de Malco (Jo 18:10-11), no que foi repreendido por Cristo.
    6) Pedro, o medroso – Quando Cristo foi preso, Pedro passou a segui-lo de longe e não foi ao monte do Calvário (Lc 22:54).
    7) Pedro, o discípulo que nega a Jesus – Pedro negou, jurou e praguejou, dizendo que não conhecia Jesus (Mt 26:70,72,74). A Igreja de Cristo não pode estar edificada sobre nenhum homem.

    ResponderExcluir
  3. O primado de Pedro

    1) Pedro não nomeia apóstolo para o lugar de Judas – O único caso de substituição de apóstolo, Matias no lugar de Judas, não foi uma escolha de Pedro (At 1:15-26).
    2) Pedro obedece ordens dos apóstolos - Pedro é enviado juntamente com João pelos apóstolos a Samaria em vez de Pedro enviar alguém. Ele obedece ordens, em vez de dar ordens (At 8:14-15).
    3) Pedro não dirige o primeiro concílio da igreja – As decisões doutrinárias da igreja não decidas por Pedro. Ainda, o primeiro concílio da igreja cristã em Jerusalém foi dirigido por Tiago e não por Pedro (At 15:13-21).
    4) Todas as vezes que os discípulos discutiram quem era o mais importante entre eles, recebeu de Cristo severa exortação – Em três circunstâncias os discípulos discutiram a questão da primazia entre eles, e Cristo os repreendeu (Mc 9:35; Mt 20:25-28; Lc 22:24).
    5) O ministério de Pedro foi designado por Deus como dirigido principalmente aos judeus e não aos gentios – O apóstolo dos gentios foi Paulo enquanto Pedro foi o apóstolo dos judeus (Gl 2:7-8).
    6) Pedro não é primaz de Jerusalém – Paulo o chama de coluna da igreja, juntamente com outros apóstolos, mas não o menciona em primeiro lugar (Gl 2:9).
    7) O pastor das igrejas gentílicas não é Pedro e sim Paulo – Paulo não se considera inferior a nenhum apóstolo (2 Co 12:11) e diz que sobre ele pesa a preocupação com todas as igrejas (2 Co 11:28).
    8) Pedro é repreendido pelo apóstolo Paulo – Pedro tornou-se repreensível em Antioquia, no que é duramente exortado por Paulo (Gl 2:11-14).
    9) No Novo Testamento os apóstolos se associam como iguais em autoridade – Nenhuma distinção foi feita em favor de Pedro (1 Co 12:28; Ef 2:20). Paulo não deu prioridade a Pedro quando combateu a primazia dada por um grupo a Pedro, equiparando-o a si e a Apolo, dando suprema importância apenas a Cristo (1 Co 1:12).

    AS CHAVES DO CÉU

    Em MT (16: 19). “Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus".
    Em MT(18:18). “ Eu vos garanto: tudo o que ligardes na Terra será ligado no Céu, e tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu”. JESUS não estava falando agora somente para Pedro, mas para todos o apóstolos.
    Em Apocalipse 3:7 “Escreve ao Anjo da Igreja de Filadélfia. Assim diz o Santo, o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi, Aquele que abre e ninguém fecha, Aquele que fecha e ninguém mais abre”. Então Davi também tinha a chave. Não era para Davi ser Papa?

    ResponderExcluir