sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MAGNO MARTINS DA AULA DE INCLUSAO DiGITAL EM SAO LOURENÇO DA MATA PE

São Lourenço muda perfil e agora é a “Cidade da Copa”


São Lourenço da Mata agora tem todo um charme especial. Seus moradores exibem orgulho pela cidade passar a ser conhecida como sede da Copa do Mundo em Pernambuco. Ali, está em ritmo dentro dos prazos exigidos pela Fifa a Arena da Copa, parceria público-privada entre o Governo de Pernambuco e a Odebrecht. Com valor estimado de R$ 1.6 bilhões, vai ocupar em uma área de 270 hectares, onde se destacam, além da arena, escola técnica estadual; parque; shopping center; hotéis e nove mil residências, além de uma via expressa para VLT, BRT ou Monotrilho.

A Arena foi projetada para ter o mínimo de impacto ambiental possível. Algumas características merecem destaque: reaproveitamento das águas pluviais; sistema de aquecimento solar irá aquecer a água e suprir as necessidades dos vestiários, banheiros e cozinhas da Arena, reduzindo em 85% a utilização de fontes elétricas convencionais; cobertura translúcida, para o máximo aproveitamento da luz solar.



Também terá células fotovoltaicas, com capacidade de transformar 50% dos raios solarem em energia elétrica, gerando 49.500 quilowatts por hora; quatro turbinas eólicas com potência de 1.600 quilowatts por hora, irão suprir todo o consumo do sistema de ar condicionado da Arena. Projetado pelo Escritório Fernandes Arquitetos & Associados,o empreendimento contará com um estádio no padrão FIFA, com capacidade de mais de 46.000 pessoas devidamente sentadas, para partidas de futebol e 63.000 pessoas para eventos musicais.

Além de praças de alimentação, restaurantes, shopping center integrado, museu, cinemas, teatro, centro de convenções e 6 mil vagas de estacionamento. As obras, pelo que pude constatar, estão bem adiantadas, mas para Pernambuco sediar o Panamericano, dois anos antes da Copa do Mundo, têm que estarem prontas obedecendo o calendário da Fifa. O prefeito Ettore Labanca (PSB) garante que a Arena será entregue antes do previsto e sua inauguração será bem festiva com um jogo do selecionado brasileiro.



Falei na Escola Estadual Conde Correa de Araújo, que funciona em tempo integral, para um público formado basicamente por estudantes, que tiveram uma participação intensa e descontraída. Encontrei o auditório apinhado de jovens estudantes, mas também tive a alegria de rever velhos amigos na plateia, entre eles o professor Amaro Barbosa, secretário de Educação do município. Também estava a vice-prefeita Íris Moura, bastante aplaudida pelos alunos, por ser também educadora. 

HISTÓRIA - São Lourenço da Mata é uma das cidades mais antigas do Brasil.
Existem registros da presença de índios Tupinambás no local, datados de 1554. Este grupo indígena ocupava vastas extensões de terra ao longo do Rio Capibaribe e Rio Beberibe e ofereceu grande resistência à colonização portuguesa. No ano de 1554 foram derrotados pelos filhos de Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco. 



A partir daí foi possível aos portugueses penetrar na mata rica em pau-brasil e estabelecer um entreposto na região. O nome de Lourenço provém do primeiro morador da região. O pau-brasil era conduzido em carros de boi até o Rio Capibaribe e seguia por via fluvial até o Paço do Fidalgo, hoje Santana.

Os primeiros povoadores erigiram uma capela no alto de uma colina em homenagem a São Lourenço, datada de 1621, onde hoje está a Igreja Matriz, que conserva traços da primitiva capela.

A extração de pau-brasil facilitou a ocupação da região e, ao final do século XVI surgiram os primeiros engenhos. Registros indicam sete fábricas em 1630.
A invasão holandesa em Pernambuco chegou a São Lourenço em 1635. Após alguma resistência, a cidade foi evacuada. Foi palco de intensa guerrilha. Após a expulsão dos holandeses, retomou a atividade açucareira.



O distrito foi criado por alvará em 13 de Outubro de 1775, subordinado ao município de Recife e Oau D´Alho.Elevado à categoria de vila com a denominação de São Lourenço da Mata, pela lei provincial nº 1805, de 13 de Junho de 1884. O município foi instalado em 10 de Janeiro de 1890.

O município recebeu o título de capital do Pau-Brasil por causa da reserva ecológica de Tapacurá, remanescente de Mata Atlântica, onde se encontram mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil.
  fonte blog do magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário