Fiéis encerram festividades a São José Operário com bênção do novo altar
O dia do trabalhador começou cedo no Alto José do Pinho, área paroquial da Mangabeira. Às 6h, aconteceu a alvorada festiva com o repicar dos sinos. Às 7h, a partilha do pão, primeiro o eucarístico, em seguida, os fiéis participaram de um café da manhã comunitário. No início da noite, centenas de pessoas saíram pelas ruas da comunidade conduzindo o andor de São José Operário. A procissão emocionou moradores e comerciantes do local. Retornando à capela, a imagem foi recebida com muita alegria pelos fiéis.
Durante a celebração eucarística dom Fernando destacou a importância de José na história da salvação dos homens. “José foi fiel a missão de ser o guardião da Sagrada Família, sendo obediente a vontade de Deus”, afirmou. Para o arcebispo o exemplo de José deve ser seguido até hoje por todos aqueles que queiram de fato ser cristãos autênticos. “As virtudes de São José, especialmente, a confiança e a humildade têm muito a nos ensinar, ele nos fortalece na fé e nos edifica”, declarou o religioso.
O arcebispo também falou da importância do trabalho, como forma de dignificar o ser humano. Porém, dom Saburido alertou para a crescente ambição do homem que tem feito do trabalho apenas um meio para enriquecer materialmente. “Usando o trabalho como justificativa, muitas pessoas têm desrespeitado os dias de descanso, especialmente o domingo, dia sagrado e que deve ser dedicado ao Senhor”, salientou.
A solenidade de São José Operário, foi marcada por um momento muito especial para a comunidade. Depois de 5 anos, enfim os fiéis puderam comemorar a inauguração do novo presbitério. Antes do rito de Dedicação do Altar, dom Fernando ressaltou a importância deste espaço onde acontece o mais sublime dos sacramentos, a Eucaristia. “Não podemos esquecer que o altar é um local fundamental para a nossa fé, é nele onde nos alimentamos do corpo de Cristo, sem esse alimento fracassaríamos enquanto cristãos”, disse.
Dom Fernando ungiu o novo altar com óleo. Em seguida, alguns fiéis levaram as toalhas e as novas lamparinas. A assembleia acompanhou atentamente o rito, pareciam não acreditar que finalmente tinham conseguido presentear São José Operário como um novo presbitério. Emocionados, crianças, jovens, adultos e idosos viram o arcebispo encerrar o rito incensando o altar e acendendo as velas.
O administrador paroquial da Mangabeira, padre Mário Bezerra, agradeceu à comunidade pelo empenho na construção do novo altar e também, da nova Capela do Santíssimo. E a dom Fernando pela disponibilidade. Para encerrar a noite, o Grupo Musical Flautus, formado por jovens da comunidade fez apresentação de duas músicas.
Da Assessoria de Comunicação AOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário