quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Fora da Sucessão Apostólica, pastor e bispo é tudo made in Paraguay

Fora da Sucessão Apostólica, pastor e bispo é tudo made in Paraguay


Faaaaala, Lucas F.!!!
Em maio, tivemos uma conversa amigável na fanpage de O Catequista (pros demais leitores não ficarem viajando: o Lucas é evangélico). Foi então que eu lhe prometi escrever este post (perdoe a demora). Resumindo aqui o seu pensamento, sei que você entende, basicamente, que:
  1. todos os cristãos, seja qual for a igreja que frequentem, formam uma só Igreja;
  2. nenhuma igreja pode afirmar que tem a chave da salvação, pois só Jesus salva;
  3. as diferenças doutrinárias entre as várias denominações cristãs não são relevantes.
Vamos ver agora porque essas ideias NÃO SE SUSTENTAM.
sucessao
Há uma só Igreja, e os protestantes estão separados dela
É belo o seu pensamento, Lucas F., de que todos os cristãos fazem parte de uma só Igreja. Isso tem uma raiz nobre: o desejo de unidade. Entretanto, tal ideia não corresponde ao real. No post “Placa de igreja não traz salvação – será?”, mostramos porque é impossível que todos os cristãos formem uma só igreja, por causa das grandes divergências doutrinárias entre as diversas comunidades. Cada igreja evangélica prega um Zizuiz diferente das outras!!!
Lucas F., você argumentou que citar as doutrinas absurdas de certas igrejas evangélicas seria uma apelação, equivalente a de apelar pra história da inquisição, pra desmerecer o catolicismo. Não, são coisas bem diferentes. Pois nenhum dos erros cometidos na Inquisição foi respaldado na doutrina da Igreja (lembrando que a Inquisição salvou milhares de vidas e teve muito mais acertos do que erros).
Você está certo, Lucas F., quando diz que só em Jesus há absoluta certeza da salvação. E essa salvação Ele quis nos dar por meio da Sua Igreja. Afinal, como saberíamos quem é Jesus e o que ensinou, se não fosse por meio da Igreja por Ele fundada?
Os protestantes são nossos irmãos separados. Vagando no mar do mundo, longe da barca de Pedro, as comunidades protestantes mergulham em erros doutrinários gravíssimos. Mas, apesar disso, algo de bom muitas delas pregam, graças ao pouco que ainda guardam de católico em si (a começar pela Bíblia).
A Igreja Católica está vacinada contra erros de doutrina
Lucas, F., você nos chama de bitolados por crer na doutrina infalível da Igreja. Mas veja, foi o próprio Cristo que deu a seus Apóstolos a autoridade do ensinamento:

“Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e, quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.”
- Lc 10, 16


Em outras palavras: tudo o que os Apóstolos ensinavam era própria palavra de Cristo, e na palavra de Cristo não pode haver falhas. Concorda? O Espírito Santo foi quem garantiu que aqueles homens falíveis transmitissem o conteúdo da fé infalivelmente.
Se não fosse assim, você, que é protestante, não poderia nem mesmo confiar nas palavras do Novo Testamento, que foi organizado pelo Papa e pelos bispos católicos. E se eles, por equívoco, tiverem inserido no Cânon textos não-inspirados? E se alteraram maliciosamente as palavras do Evangelho? O garantiria que essas coisas não ocorreram, se a Igreja Católica não fosse guiada pelo Espírito Santo?
Note, Lucas F, que se você não crê na Sucessão Apostólica – que legitima a autoridade dos bispos católicos – e na infalibilidade do Papa, então você deve confessar que sua Bíblia é pó. Uma Bíblia organizada por um Papa e por bispos não inspirados pelo Espírito Santo não teria a menor credibilidade! Certamente estaria cheia de erros. E, sem uma Bíblia confiável (é só isso que vocês têm), como podem ficar de pé as igrejas evangélicas?
O fato é que na Igreja Católica pode haver erros na ação pastoral, pode haver maus sacerdotes e maus leigos, mas não erros de doutrina.

Quem são os Apóstolos hoje? Quem é Pedro?

A sentença “Quem vos ouve, a mim ouve” não foi dirigida a todos os discípulos, mas somente ao grupo seleto dos Apóstolos. Então, havia uma hierarquia bem clara. Do contrário, qualquer cristão – tipo eu – poderia falar e ensinar com a autoridade do próprio Cristo. Num rola, né…

Jesus fundou uma Igreja organizada de forma hierárquica, estabelecendo Pedro como autoridade máxima (a Pedra) e os demais Apóstolos como colunas. Sobre a primazia de Pedro, já falamos no post de ontem.

Então, para o cristão atual, a pergunta mais importante é: quem são os Apóstolos hoje? Serão os pastores de todas as igrejas evangélicas? Serão os pastores só de algumas igrejas evangélicas? Será o pastor ex-funkeiro*? Será o Benedito? E Pedro… quem hoje ocupa o lugar de Pedro? Precisamos chegar a uma conclusão sobre isso, pois seguindo os sucessores dos Apóstolos estaremos seguramente seguindo a vontade do próprio Cristo.

pastor

No nosso bate-papo, você chegou justamente no ponto central da questão, Lucas F.: é claro que ninguém pode se apresentar como pastor, bispo ou apóstolo se não tiver recebido essa consagração de um legítimo sucessor dos Apóstolos. E qual líder de igreja protestante pode se garantir nesse sentido? NE-NHUM!
Agora, podemos perguntar: de onde o Papa Francisco tirou o seu título de “pastor” e “sucessor de Pedro”? De onde os bispos católicos tiraram seus títulos de “sucessores dos Apóstolos”?

Lendo Atos 1,21-26, vemos que a sucessão apostólica teve início com Matias, que foi colocado no lugar de Judas Iscariotes. Assim, sempre que morria um Apóstolo, outro o sucedia. É uma missão passada de Apóstolo para Apóstolo, como herança, desde a igreja primitiva até hoje.

E a única igreja que detém essa herança é a Igreja Católica APOSTÓLICA Romana e as Igrejas Ortodoxas do Oriente (apesar de estas estarem unidas a Roma apenas de modo parcial). Só nessas igrejas há verdadeiros bispos e legítimos sucessores dos apóstolos. O resto, é “ungido” achando que baixou nele o caboclo de pastor, bispo ou apóstolo…

ungido
Por fim, Lucas F., você nos pediu uma prova de que a Igreja Católica é continuidade da Igreja primitiva, e não uma dissidência. Bem, reflita sobre as informações que apresentamos até agora, e amanhã falaremos sobre isso. Até lá!
*****
* Pra quem não conhece o pastor ex-funkeiro, vale conferir o vídeo da sua performance ungida! “No passinho, no passinho, no passinho do abençoado…
- See more at: http://ocatequista.com.br/archives/10517#sthash.Nc6ByWDY.dpuf

“A Igreja medieval num dexava nóis lê a Briba”

“A Igreja medieval num dexava nóis lê a Briba”

 10

 589
Esse papo você já conhece: protestantes acusam a Igreja Católica de ter impedido o acesso dos fiéis aos textos sagrados. Segundo eles, o clero malvado da Idade Média tinha medinho de que o povo descobrisse que as doutrinas católicas não têm respaldo na Bíblia. Ok, essa é a balela. Agora vamos aos fatos!
A grande maioria dos católicos medievais não tinha mesmo acesso à Bíblia. E isso não foi culpa da Igreja. O culpado foi o Gutemberg, que demorou demais a vir ao mundo! Nasceu no final do século XIV e inventou a revolucionária prensa móvel no século XV. Se tivesse nascido alguns séculos antes, certamente as coisas seriam diferentes!
Uma Bíblia na era medieval era tão valiosa que, se um cara ganhasse uma de presente, certamente teria um xilique de contentamento. A reação seria mais ou menos assim:


xilique


Bem diferente de hoje, em que uma única gráfica pode imprimir centenas de exemplares por dia, com custos muito menores. Por isso, quase todas as pessoas que a gente conhece têm dinheiro pra comprar uma Bíblia – ainda que seja uma usada.
E enquanto o Seu Gutemberg não dava as caras neste mundo, cada Bíblia era copiada à mão, e por isso tinha um custo altíssimo. Na Idade Média, um exemplar da Bíblia levava ao menos UM ANO pra ficar pronto, às vezes bem mais, dependendo da complexidade das iluminuras (desenhos). Tudo era feito a bico de pena. Os monges não contavam nem com o mimeográfo toscão da tia da escola.
biblia_acorrentadaPra ilustrar: certa vez, São Francisco de Assis, não tendo outros bens para socorrer a pobre mãe de um dos seus irmãos franciscanos, doou a ela o único exemplar do Novo Testamento que eles tinham. Ela o vendeu e conseguiu grana suficiente para se sustentar por dois anos – dois anos! E olhem que nem era a Bíblia inteira (Fonte: SPOTO, Donald. Francisco de Assis – O Santo Relutante. Objetiva: 2010, p. 273).
A escassez e o custo das Bíblias justificavam a necessidade de acorrentá-las nos locais em que estavam disponíveis para a consulta popular: bibliotecas, mosteiros ou igrejas. As correntes não impediam a leitura, e sim o furto.
Dizem também que a Igreja não permita traduções da Bíblia pra outras línguas. Essa é uma história muito mal contada, que vamos entender melhor agora. Na Idade Média, a grande maioria das Bíblias era em latim, o idioma universal da Europa na época. A Igreja permitia, sim, que fossem feitas traduções da Bíblia para os idiomas locais (língua vernácula), mas seu acesso, em geral, era restrito. É isso que podemos concluir das normas do Papa Paulo V, publicadas em 1564:



Regra III: “…(o uso) das traduções dos livros do Antigo Testamento poderá ser concedido, a juízo do Bispo, unicamente a homens doutos e piedosos sob a condição de que tais traduções sejam usadas apenas para esclarecer a Vulgata e melhor entender a S. Escritura…”.
Regra IV: “…ouvido o pároco ou confessor, se conceda a leitura da Bíblia em língua vernácula àqueles que se possa prever retirarão de tal leitura aumento de fé e de piedade sem prejuízo algum espiritual”
- D.S., Enquirídio nº 1853s



Essas restrições ao acesso aos textos traduzidos da Bíblia tinham fortes razões de existir. Os hereges cátaros, a partir do século XII, começaram a espalhar seu veneno pela Europa usando traduções da Bíblia. Eles se aproveitavam da pouca instrução dos camponeses para “catequizá-los” com interpretações deturpadas dos Evangelhos.
E no século XIV, o padre “bauruense” John Wycliffe fez uma tradução não-autorizada da Bíblia para o inglês, que nada mais era do que um meio de propagandear suas heresias.
Foi por conta do abuso dos cátaros que o concílio regional de Tolosa (França, 1229) proibiu PROVISIORIAMENTE aos leigos a leitura da bíblia em vernáculo. A Igreja foi obrigada a tomar tal medida, para proteger o povo das enganações. Então, é bom frisar:
- essa proibição era provisória, e não proibia o acesso ao texto em latim;
- o concílio era REGIONAL, então a proibição NÃO valia para toda a Igreja.
Outro problema muito comum era que, ao se realizar a tradução, fossem introduzidos erros, que alteravam o sentido do texto. E os erros não apareciam só na tradução, mas também nos prólogos e notas de rodapé tresloucados. Por isso, a Igreja era tão cautelosa quanto às traduções.
Enfim, estudando a história, vemos que, de modo geral, a Igreja medieval não se opôs às traduções fiéis, mas somente às deturpadas. Pra quem quiser saber mais, um artigo no site Veritatis Splendor (clique aqui) mostra que na Inglaterra, do século VII ao XVII, a Igreja produziu várias traduções da Bíblia para a língua local.
O fato é que, nos primeiros séculos, a leitura da Bíblia era amplamente estimulada pela Igreja. Depois, esse impulso retrocedeu, como consequência da dura luta contra a heresia do livre exame da Bíblia (a crença de que cada cristão pode interpretá-la de modo particular). Foi preciso, mais do que nunca, orientar os fiéis a ouvir a voz dos legítimos pastores. E o foco foi dado na transmissão oral da fé (como, aliás, se dava a evangelização na igreja primitiva), muito mais do que na leitura 
bíblica.



“Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e, quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.”
- Lucas 10, 16


Notem que Jesus não disse: “Quem lê a Bíblia, a mim ouve”, mas sim “Quem vos ouve a mim ouve”. Então, pra entender e seguir corretamente o que diz a Bíblia, devemos ouvir os sucessores daqueles a quem Jesus deu a missão de nos ensinar.
A partir do início do século XX, com o Papa São Pio X, a Igreja entendeu que era preciso estimular novamente o povo a ler a Bíblia, em sua língua nativa. E o seu sucessor, o Papa Bento XV, seguiu essa mesma linha. Em 1920, publicou a encíclica Spiritus Paraclitus, na qual escreveu:


“45. Pelo que Nos toca, Veneráveis Irmãos, à imitação de São Jerônimo jamais deixaremos de exortar todos os fiéis cristãos a que leiam todos os dias principalmente os Santos Evangelhos de Nosso Senhor, os Atos e as epístolas dos Apóstolos, tratando de convertê-los em seiva do seu espírito e em sangue de suas veias”


É isso: leiamos a Bíblia todos os dias e, acima de tudo, ouçamos a voz daqueles que podem nos ajudar em sua correta interpretação: o Papa, seus bispos e sacerdotes.
- See more at: http://ocatequista.com.br/archives/10649#sthash.waXcNRAP.dpuf

Um dia na vida da Igreja Primitiva

Um dia na vida da Igreja Primitiva


Um conto sobre coisas esquecidas
Marty é evangélico. Hoje ele dará um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade: será o primeiro ser humano a viajar no tempo!
O cientista e pastor responsável pela experiência já testou tudo. Primeiro, ele enviou na máquina o seu cachorro, Cãovino, que voltou são e salvo. Agora, enviará o jovem explorador para o tempo das igreja primitiva. E quando Marty estiver de volta pro futuro, será lindo ver os seus registros de como os primeiros cristãos viviam, antes de a Igreja Católica começar a deturpar a doutrina de Jesus. É cristianismo puro na veiaaaaaaaa!
Tudo pronto? E lá vai ele… Três dois um… GO VARÃO! GO, GO, GO!
futuro
E Marty chega em Corinto, no século II. Esperto e comunicativo, faz logo amizade com os irmãozinhos. Papo vai, papo vem, um sujeito chamado Apolo diz:
– No dia do Juízo, cada um será recompensado conforme as suas obras.
Marty sente um arrepio que foi até a medula, e rebate:
– Pirou, irmão?! Seremos salvos somente pela fé. Num tem essa de recompensa pelas obras. Onde é que tá escrito isso na Bíblia?
– Bíblia? O que é isso?
– COMO ASSIM? Você é cristão e num sabe o que é uma Bíblia? – exaspera-se Marty. A Bíblia é a reunião dos livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento!
Perplexo, Marty acaba de descobrir que naquela igreja somente o bispo possuía todos os textos do Antigo Testamento, e nem mesmo ele tinha os quatro Evangelhos completos. E alguns diáconos tinham uma cópia Didaquê, o primeiro Catecismo.
papiros_biblioteca
Ilustração que dá uma ideia de como era uma biblioteca no século II
– É por isso que você tá falando besteira, Apolo! Você num lê a Bíblia. Isso num tá escrito na Bíblia!
– Eu só sei que o bispo ensinou isso pra nós, e isso basta – reponde Apolo. Ele até falou que leu isso numa carta de São Paulo aos romanos.
Marty coloca a mão no peito e solta um doído lamento:
– Sem Bíblia um cristão não pode viveeeeer! Ai meu corassaum…
Os coríntios, enfim, entenderam que a tal Bíblia de que Marty tanto fala é a “biblioteca” onde o bispo reunia os textos sagrados. Então, levam-no à casa do homem. Chegando lá, Dom Dionísio lhe dá um abraço caloroso, o que não o livrará de receber um pito:
– Com todo o respeito, seu bispo, essa comunidade está sendo negligenciada! Cada cristão deveria ter uma Bíblia! – protesta Marty.
O bispo conclui que Marty é doente mental, por isso releva suas palavras. Como um homem sábio, ele jamais contrariava os doidos.
– Meu jovem, tens razão!
Com docilidade e paciência, São Dionísio leva o rapaz a outro aposento. E mostra ali uma estante com dezenas de pergaminhos. Rolos e mais rolos agrupados… Aquilo tudo num tem como levar debaixo do sovaco pra fazer pregação no trem, e nem no culto. Marty já sabia que a palavra “Bíblia” quer dizer “biblioteca”, mas nunca tinha visualizado a coisa dessa forma.
– Eis aí a tua amada Bíblia! – diz o bispo.
Marty com óculos espelhados está impressionado…
marty
– Agora, eu te peço – prosseguiu o bispo – que me ajude a produzir cópias dessa biblioteca para todos os irmãos de nossa comunidade. Primeiro, você deve providenciar uma enorme quantidade de papiro…
Nesse ponto, Marty se dá conta de que mesmo se matasse toda a população de cabras, carneiros e bodes da região, não arrumaria couro suficiente pra curtir e produzir todo o papiro de que precisava. E nem em 500 anos daria pra fazer Bíblia pra tanta gente, tendo que copiar tudo a mão!
michael_fox


Não dava pra topar aquele desafio – Challenge denied! Marty disfarça, diz que está atrasado prum compromisso, incorpora o caboclo do Michael Jackson e dá um moonwalk, retornando de fininho pra máquina do tempo.
Partindo pra visitar outras comunidades cristãs primitivas (os gálatas, os romanos, os filipenses, os ermineses…), ele verifica que a situação delas era similar à de Corinto, e não se alterou em quase nada por mais de mil anos. A leitura frequente da Bíblia pelos cristãos em geral só começou a se difundir com o aumento da alfabetização e com a invenção da prensa móvel.
Depois dessa maratona, Marty se dá por satisfeito: “Já deu. Fui!”. De volta para o futuro, ele produz umrelatório detalhado de sua experiência, conforme o pastor havia lhe pedido. Na conclusão do documento, pontua:
  • pouquíssimos cristãos primitivos liam os textos da Bíblia;
  • o conhecimento da Palavra de Deus e de Sua vontade não se dava pela leitura da Bíblia, mas sim pelo acolhimento do ensinamento transmitido oralmente pelos bispos (que eles chamavam de Sagrada Tradição);
  • Sola Scriptura (a Bíblia como autoridade máxima, acima da Tradição) e o “livre exame” eram tecnicamente impossíveis de serem aplicados nos primeiros séculos da cristandade, já que quase ninguém tinha Bíblia em casa (no máximo, um ou outro tinha alguns trechos daquilo que hoje chamamos de “Bíblia”);
  • a falta de leitura da Bíblia não impediu que uma multidão de cristãos se santificassem, chegando mesmo a derramar seu sangue pela fé.
Terminando de ler o relatório, o cientista-pastor fica alguns minutos em silêncio. Após alguma reflexão, coloca uns óculos escuros, pega um estranho cilindro e dispara um flash em direção a Marty…
mib

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Isso não é protesto, é vandalismo!

Isso não é protesto, é vandalismo!
reproduzo do blog excelente de magno martins , confira.
quatro gde

No último mês de junho, a capital pernambucana deu um show em diversas outras cidades brasileiras ao promover um protesto de grandes proporções e permeado por um clima pacífico e democrático. Cerca de cem mil pessoas lotaram as principais ruas do centro para reivindicar direitos e exigir melhorias dos governantes. O Recife figurou nos grandes noticiários não apenas como mais uma localidade a aderir à onda de manifestações; ganhou destaque por ter sido um dos poucos lugares a promover um ato pacífico.
Apenas dois meses se passaram, tempo suficiente para a lição ser esquecida.
Ontem a cidade dormiu vandalizada e acordou estampada nas capas dos principais jornais do país. Uma pequena parcela da população, que insiste em viver à margem da sociedade, mostrou que acha pouco a falta de projetos eficientes por parte do poder público, incompetência que deixa a cidade imersa em sujeira, buracos e seus moradores reféns da violência, e decidiu contribuir para o desgoverno da capital pernambucana promovendo atos de puro vandalismo.
tres gde

A polícia recifense, repreendida tanto pela sociedade quanto pelo poder público, deu uma aula de como ser ineficiente: ônibus foram incendiados, pedras atiradas, o patrimônio público destruído... e ninguém foi preso.
O prefeito Geraldo Julio (PSB), no auge da sua sabedoria, permitiu que a cidade que ele deveria governar fosse vitimada pela vagabundagem de uma minoria asquerosa que insiste em organizar badernas e disfarçar seus crimes sob o pretexto de estarem exercendo seu direito de protestar.

um gde

O Recife não precisa de atos como o da noite de ontem. A cidade, do jeito que está sendo administrada, é autossuficiente em produzir histórias negativas. Os moradores conseguiram se acostumar com a falta de cuidado e, anestesiados, parecem ter encontrado uma forma menos dolorosa de lidar com as perdas que a incompetência do alto escalão municipal lhes impõe.

Quem quer reinvindicar direitos e age de conforme a lei não precisa esconder o rosto com máscaras e lenços. Quem esconde o rosto é bandido, criminoso, ladrão, e a polícia parece ter desaprendido a lidar com esse tipo de gente.

dois gde

O recifense quer uma resposta para a passividade da polícia e das autoridades. O patrimônio público não pode ser destruído e os criminosos saírem impunes. Se a prefeitura decide fechar os olhos e entregar os pontos, o Governo do Estado precisa agir. Alguma coisa está errada e a população, mais uma vez, é quem paga o pato.

Fotos: G1.
 Escrito por Magno Martins, às 14h31

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Padres ajudarão a divulgar a campanha Eleições Limpas nas 111 paróquias DA DIOCESE DE OLINDA E RECIFE



Padres ajudarão a divulgar a campanha Eleições Limpas nas 111 paróquias

Conscientizar os fiéis sobre a Reforma Política e colher assinaturas para o 
projeto de lei de iniciativa popular Eleições Limpas. Esta é a missão dos 
sacerdotes da Arquidiocese de Olinda e Recife. Na Reunião do Clero, ocorrida 
nesta terça-feira, 20, os padres receberam informações e kits com formulários 
para serem disponibilizados nas paróquias.
O secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Pernambuco, 
Sílvio Pessoa, apresentou as propostas do projeto que além da Arquidiocese 
de Olinda e Recife é apoiado por várias instituições do país. ”A Lei das 
Eleições 
Limpas é uma tentativa da OAB junto com outras entidades com a 
Conferência 
Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de contribuir para tentar melhorar a 
qualidade da representação política que nós temos hoje no Brasil. Ela tem 
vários artigos que tentam criar formas de combater a corrupção, diminuir o 
déficit de legitimidade democrática, a distância que existe entre eleitos e 
eleitores e tentar combater o ‘caixa 2′ em campanha. Então, é uma série de 
medidas que tentam tornar as eleições mais limpas”, revelou Pessoa.

Dom Fernando acredita que por ser uma ideia que partiu de organizações 
populares a campanha alcançará o objetivo. “É uma parceria importante 
porque o projeto de Reforma Política sendo de iniciativa popular terá mais 
aceitação pelo povo conforme já foi comprovado pelas pesquisas. Estamos 
torcendo para que, de fato, este projeto vá para frente para que nas eleições 
do próximo ano já possa entrar em ação”, afirmou o arcebispo metropolitano, 
Dom Fernando Saburido.
O pároco da Paróquia São Sebastião, no Vasco da Gama, padre Amaurílio 
Machado, acredita que o projeto vai proporcionar melhorias ao país. “Os 
padre são lideres. Eles vão assinar e pedir que os fiéis assinem. Afinal, quem é 
que não quer um Brasil melhor? Um Brasil com mais educação, com mais 
saúde. É através da pressão popular e organizada como aconteceu com a 
Ficha Limpa que nós chegaremos lá”, disse.

Cerca de 150 kits com formulários foram entregues aos padres. Os formulários 
podem reproduzidos através de fotocópias e entregues na Cúria 
Metropolitana, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Quem quiser obter 
os materiais da campanha (cartilha, logomarca e formulário) ou fazer a 
assinatura eletrônica de adesão, pode acessar o 
site https://eleicoeslimpas.org.br/ .

Da Assessoria de Comunicação AOR

FACEBOOK, CAIAFARSA RESPONDENDO ÀS ALEGAÇÕES PROTESTANTES.

RESPONDENDO ÀS ALEGAÇÕES PROTESTANTES.

Primeiro, eu não sou obrigado a pregar somente o que está escrito na bíblia. 


Simplesmente por que foi A IGREJA quem fez a bíblia, sem a tradição Católica a 
bíblia não existia, a Igreja antecede a bíblia e isso é fato. 

Em segundo lugar, NEM TUDO ESTÁ ESCRITO:

"Ademais, fez Jesus muitos outros sinais na presença dos seus discípulos, os 


quais não estão escritos neste livro. Porém, estes foram escritos para que 

creais que Jesus é o Cristo e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" 

(João 20,30-31).

"Tenho muitas outras coisas para escrever-vos, porém, não quero fazê-lo por 


tinta e papel, pois espero ir até vós e falar-lhes face a face, para que nosso 

gozo seja completo" (2João 1,12).

Terceiro lugar: Vamos responder as seguintes alegações:

QUE APÓSTOLO PREGOU QUE MARIA INTERCEDE? 

Maria Intercedeu pelas pessoas nas bodas de Caná. (Jo 2,1-11). Qual fácil seria 


o apóstolo não ter escrito estas linhas, mas não. Para ele foi importante dizer 

que foi através de MARIA que Jesus realizou o seu primeiro milagre. Assim 

disse Jesus: "Ainda não é chegada a minha hora", e no mesmo instante Maria 

diz aos serventes: "Fazei tudo o que ele vos disser." Mostrando que Jesus iria 

sim ouvi-la. Não era hora de Jesus realizar milagres, mas foi através DE MARIA 

que Jesus realizou SEU PRIMEIRO MILAGRE. 



Sendo assim em vida, depois de estar no céu, muito mais poder ela tem, pois é 

Mãe de Deus, sangue do Sangue de Cristo. 

QUE APÓSTOLO PREGOU QUE MARIA É CO-REDENTORA?

Maria é co-redentora, e isso significa um acontecimento BÍBLICO: 

O conceito de Co-Redentora remete para uma participação INDIRETA, mas 


importante da Bem-aventurada Virgem Maria na redenção, pois Maria deu à 

luz o Redentor (Jesus Cristo), que é o responsável por toda a redenção e 

salvação, assim ela foi mediadora de redenção. Os católicos creem que Cristo é 

o ÚNICO Redentor da humanidade (1 Tim 2,5), sendo que a própria Virgem 

Maria teve de ser redimida e resgatada por Jesus Cristo (embora ela tenha 

sido redimida no instante da sua concepção). Maria é Imaculada, foi salva por 

antecipação. Sendo assim o título de Co-redentora nos remete a lembrança de 

que a Salvação (Jesus), veio por meio de Maria. Ela é a ponte por onde o 

salvador passou. 

QUE APÓSTOLO PREGOU LOUVOR AOS SANTOS?

Qualquer pessoa que melhor seguiu nosso Senhor, deve ser louvada. Não por si 


mesma, por que somos UM NADA perante Deus. Mas por conta da perfeição em 

MELHOR AGRADAR A DEUS. Se a louvamos, louvamos logicamente o ALVO que 

é DEUS. Uma pessoa que não tem Deus, ou que não o segue de forma perfeita, 

não merece ser louvada. Gostaria de perguntar mesmo onde a biblia manda 

louvar pastores, Ana Valadão, e Edir Macedo. Estes sim nao merecem louvores. 

Quanto a intercessão dos Santos, aconselhamos este 


artigo:http://pensamentosdedeuss.blogspot.com.br/search/label/Recortes%20

Bíblicos%20feito%20por%20Protestantes.

QUE APÓSTOLO PREGOU QUE PODEMOS VENERAR IMAGENS?

Que apóstolos disse que não podemos? Onde se encontra esta proibição no 


Novo Testamento? 

Deveriam ler mais a bíblia: Imagem não é o mesmo que ídolo. Chama-se ídolo: 


uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme 

explica o profeta Habacuc (2, 18). Eis o que claramente indica Habacuc, 

dizendo: 

"Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e a pedra muda: Desperta" (Hc 2, 19) 

A Bíblia reza no livro de Josué: "Josué prostrou-se com o rosto em terra diante 


da arca do Senhor, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos 

de Israel" (Jos 7, 6). 

Terão sido idólatras Josué e os anciãos de Israel? 

Foi Deus ainda que ordenou a Moisés levantar uma "serpente" de metal (Nm 


21,  e todos os que olhassem para ela seriam curados. Ora, que "olhar" é esse 

que confere uma cura milagrosa diante de uma estátua de metal? 

Temos as provas de como esse culto era já uma pré-figura do culto à Deus nas 


palavras de S. João, que diz que tal "serpente" era o símbolo do Cristo 

crucificado: "Bem como ergueu Moisés a serpente no deserto, assim cumpre 

que seja levantado o Filho do Homem" (Jo 3, 14). 

Por acaso caíram também Moisés e S. João, e até o Espírito Santo (autor da 


Sagrada Escritura) em crime de idolatria? É claro que não.

"Farás também dois querubins de ouro batido, nas duas extremidades do 


oráculo. Um querubim esteja dum lado, o outro do outro. Cubram ambos os 

lados do propiciatório, estendendo as asas e cobrindo o oráculo, e estejam 

olhando um para o outro com os rostos voltados para o ropiciatório, com o qual 

deve ser coberta a arca, na qual porás o testemunho, que Eu te hei de dar. De 

lá te darei as minhas ordens, em cima do propiciatório e do meio dos 

querubins, que estarão sobre a arca do testemunho, e te direi todas as coisas 

que por meio de ti intimarei aos filhos de Israel" (Ex. XXV, 17-22). Esse texto 

será repetido em Ex XXXVII, 7.

Há ainda várias outras passagens em que Deus ordenou que se fizessem 


esculturas. Eis algumas: 


No Livro dos Números, quando os judeus se rebelavam contra Deus porque os 

tirara do Egito, Deus os puniu, castigando-os com serpentes. E o povo rogou a 

Moisés que intercedesse a Deus por ele, dizendo: "Roga [a Deus] que afaste de 

nós as serpentes. E Moisés orou a Deus pelo povo, e o Senhor disse a ele: " 

Faze uma serpente de bronze, e põe-na por sinal; aquele que, sendo ferido, 

olhar para ela, viverá. Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e pô-la por 

sinal; e os feridos que olhavam para ela, saravam." (Num. XXI, 7-9).

Quando Deus mandou fazer o Templo, ordenou que se fizesse um mar de 


bronze, isto é, uma grande bacia de bronze, e disse: "e [o mar] estava assente 

sobre doze bois, três dos quais olhavam para o setentrião, três para o 

ocidente, três para o meio dia e três para o oriente, e o mar estava em cima 

deles; as partes posteriores deles escondiam-se todas para a parte interna" (I 

Reis, VII, 25).


Como se explica que o mesmo Deus que proibira, no Sinai, fazer esculturas do 

que existe sobre a terra, mande fazer doze bois? Afinal, é probido ou não fazer 

esculturas? 

Que confusão fazem os protestantes lendo apenas uma frase isolada da Bíblia, 


esquecendo -- de propósito -- outras.



Descrevendo o mar de bronze, diz a Bíblia: "O trabalho da base era a cinzel e 

havia esculturas entre as junturas. Entre as coroas e festões havia leões, bois, 

querubins e também nas junturas da parte de cima; debaixo dos leões e dos 

bois pendiam como que umas grinaldas de cobre." (I Reis, VII, 28-29).

No Livro I das Crônicas ou I dos Paralipômenos se lêem outras particularidades 


das esculturas que Deus ordenou que fossem feitas por ordem de Salomão para 

o Templo de Deus, em Jerusalém


"Pôs no oráculo dois querubins feitos de madeira de oliveira., de dez côvados 

de altura"(...) "adornar todas as paredes do Templo em roda com várias 

molduras e relevos, figurando nelas querubins, palmas e diversas figuras, que 

pareciam destacar-se saindo da parede" (...) "Nestas duas portas de madeira 

de oliveira entalhou figuras de querubins, palmas, relevos de muito realce de 

ouro tanto os querubins como as palmas, e todas as outras coisas" (...) 

"esculpiu nelas querubins palmas e relevos muito salientes; "(I Cr. V, 23-24; 29; 

32; 35).

"Também para os garfos, copos, turíbulos de ouro puríssimo, para os 


leõezinhos de ouro, segundo os seus tamanhos, destinou o peso de ouro para 

cada um dos leõezinhos. Do mesmo modo, para os leões de prata, separou 

outro peso de prata. Para o altar, em que se queima o incenso, deu do ouro 

mais fino, para que dele se fizesse a figura dum carro de querubins, que 

estendessem as asas e cobrissem a arca da aliança do Senhor" (I Cr. XXVIII, 17-

18).

Quando a Arca da Aliança caiu em mãos dos filisteus, Deus os puniu com uma 

praga. Para se livrarem dela, os filisteus consultaram os seus advinhos, que 

mandaram que eles fizessem cinco objetos de ouro representando a parte de 

seu corpo ferida pela praga, e cinco ratos de ouro, colocando esses objetos 

junto com a Arca da Aliança, sobre um carro de boi, deixando-o livre para 

partir. E o carro foi em direção dos judeus, que recuperaram a Arca. 

Ora, o fato de que Deus atendeu os filisteus, curando-os, comprova que Ele aceitara a dádiva dos cinco ratos de ouro e dos cinco objetos representando a parte ferida pela praga. Portanto, nem sempre as esculturas são condenáveis.

Todas essas citações comprovam que, se Deus proibiu fazer esculturas e 


imagens no primeiro mandamento, Ele mandou, em outras ocasiões, e por 

diversas vezes, que se fizessem esculturas e figuras. Como explicar, repetimos, 

essa aparente contradição, já que em Deus é impossível haver contradição? 


A explicação não é difícil.

Há dois tipos de proibições: as proibições absolutas e as proibições relativas.


Imagine você, prezado Sandro, um professor irritado com sua classe 

barulhenta, que lhes grita: "Proibo que abram a boca". 

A seguir, ele chama um dos alunos para pedir-lhe a lição, numa chamada oral. 

Ele pergunta uma coisa ao Zezinho, que nada responde. Pergunta outra, 

Zezinho mantem-se absolutamente de boca fechada. Pergunta pela terceira 

vez, e Zezinho fica absolutamente silencioso. O professor lhe dá nota zero.


A seguir, o professor surpreende um outro aluno comendo um sanduiche. 

Irritado de novo, diz que doravante proibe que comam.


Terminadas as aulas, Zezinho vai para casa e recusa comer e falar: mantém-se 

de boca fechada. A mãe insiste e Zezinho se mantém inamovível; a boca dele 

não abre. Afinal explica por escrito porque não fala e não come: o professor 

proibira comer e falar. Por isso tirou zero na lição oral e recusa comer qualquer 

coisa.Evidentemente, Zezinho é pouco entendedor... O professor "proibira abrir 

a boca em classe", no sentido que proibia conversar, mas não repetir a lição 

oralmente. Ele proibira comer durante a aula, mas não em casa. As proibições 

do professor eram de caráter relativo, e não absoluto. O professor não dissera 

nenhuma contradição. Falta de inteligência indicava Zezinho ao entender 

proibições para a classe, durante a aula, como proibições absolutas, válidas 

para sempre e em todas as circunstâncias.

Da mesma forma, se Deus proibiu fazer imagens e, depois, por diversas vezes, 

mandou fazer imagens, como em Deus não pode haver contradição, segue-se 

que a proibição de fazer imagens é relativa e não absoluta.


Deus proibiu fazer imagens para adoração. Deus proibiu fazer ídolos, e não 

fazer imagens. (Orlando Fedeli).

QUE APOSTOLO PREGOU QUE PODEMOS FAZER PEDIDO AOS SANTOS?

“Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de 


graça por todos os homens (…). Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso 

Salvador” (1Tm 2,1-3). 

“Orai uns pelos outros para serdes curados” (Tg 5,16b) 

“A oração do justo tem grande eficácia.” (Tg 5,16c) 

Os Santos não estão dormindo, estão NO CÉU:

“Vi sob o ALTAR as ALMAS DOS HOMENS IMOLADOS por causa da Palavra de 


Deus e por causa do testemunho que dela tinham prestado. E CLAMARAM EM 

ALTA VOZ: Até quando ó Senhor, Santo e Verdadeiro, tardarás a fazer justiça, 

vingando o nosso sangue contra os habitantes da terra? A cada um deles foi 

dada, então, uma veste branca, e foi-lhes dito, também, que aguardassem 

ainda um pouco, até que se completasse o número dos seus companheiros e 

irmãos, que iriam SER MORTOS COMO ELES.” (Apc 6,9-11) 

QUE APÓSTOLO PREGOU O PURGATÓRIO?

1 Coríntios 3,12-15: "E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício 


de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 a obra de cada um se 

manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o 

fogo testará qual seja a obra de cada um. 14 Se permanecer a obra que alguém 

sobre ela edificou, esse receberá *galardão. ( s.m. *Recompensa ou prêmio por 

serviços valiosos prestados. Honra, glória) 15 Se a obra de alguém se queimar, 

ele sofrerá prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo".

Outras Referências ao Purgatório:



"O senhor se irritou e mandou entregar aquele servo aos carrascos, ATÉ QUE 

PAGASSE toda a sua dívida. É ASSIM que o meu Pai que está nos céus FARÁ 

convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.” Mateus 18, 34-35

"Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para 


o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao 

oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: dali não 

sairás, enquanto não pagares o último centavo". Mateus 5, 25-26

QUE APOSTOLO PREGOU QUE DEVEMOS ORAR PELOS MORTOS?

O Próprio São Paulo ora por seu amigo Onesíforo que já era falecido: Está em 


II Timóteo 1, 18:

"O Senhor conceda a onesíforo a graça de obter misericórdia junto do Senhor 


naquele dia. Sabes melhor que ninguém quantos bons serviços ele prestou em 

Éfeso. "

Leia tb Ex 32,11-14(Moisés inclui na sua oração os patriarcas falecidos).



E os primeiros cristãos nos confirmam o costume de orar pelos mortos:


"Vendo a rixa suscitada pelos judeus, o centurião colocou o corpo no meio e o 

fez queimar, como era costume. Desse modo, pudemos mais tarde recolher 

seus ossos [de Policarpo], mais preciosos do que pedras preciosas e mais 

valiosos do que o ouro, para colocá-lo em lugar conveniente. Quando possível, 

é aí que o Senhor nos permitirá reunir-nos, na alegria e contentamento, para 

celebrar o aniversário de seu martírio, em memória daqueles que combateram 

antes de nós, e para exercitar e preparar aqueles que deverão combater no 

futuro." (Martírio de Policarpo 18, +- 160 D.C) 

QUE APÓSTOLO PREGOU VELAS PARA OS SANTOS?

“Farás um candelabro de ouro puro… Far-lhe-ás também sete lâmpadas. As 


lâmpadas serão elevadas de tal modo que alumiem defronte dele” (Ex 25, 

31.37)


“O Senhor se refere à luz que brilha sobre um candeeiro” (Mt 5, 15)
.
“Cristo aparece entre candelabros“(Ap 1, 13; 2, 1).

APROVEITEM E CONHEÇAM ALGUMAS IGREJAS EVANGÉLICA QUE FAZEM USO 


DE VELAS NO LINK:http://caiafarsa.wordpress.com/320-comecam-a-usar-

velas-nas-igrejas/

QUE APÓSTOLO PREGOU QUE O BATISMO SALVA?

"Quem crer e for batizado será salvo". Marcos 16,16.

Só o batismo não salva, é necessário A FÉ EM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, 


Único redentor da Humanidade. E depois é necessário ser batizado para ser 

salvo. Um herege batizado pode muito bem ir para o inferno, como Lutero.

QUE APÓSTOLO PREGOU QUE O PAPA DEVE SER OBEDECIDO?

“E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e 


as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do 

reino dos Céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também 

nos céus.” (Mt. 16, 18)

“Eu te darei as chaves do Reino dos Céus” [a S. Pedro] – (Mt. 16, 17-19) – 


Primazia de jurisdição sobre todos, pois é a ele que a sentença é dita.

O primado de S. Pedro sobre os outros fica claramente expresso quando ele: 1) 


preside e dirige a escolha de Matias para o lugar de Judas (At 1,1-25); 2) É o 

primeiro a anunciar o evangelho no dia de Pentecostes (At 2, 14); 3) 

Testemunha, diante do Sinédrio, a mensagem de Cristo (At 10, 1); 4) Acolhe na 

Igreja o primeiro Pagão (At 10,1); 5) Fala primeiro no Concílio dos Apóstolos, 

em Jerusalém, e decide sobre a questão da circuncisão: “Então toda a 

assembléia silenciou“(At 15, 7-12), etc.

S. Mateus enumerando os apóstolos, confirma o primado de S. Pedro: “O 


primeiro, Simão, que se chama Pedro“(Mt 10, 2).

Nosso Senhor: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu com instância para 


vos joeirar como trigo; mas eu roguei por ti, para que não desfaleça a tua fé; e 

tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos” (Luc. 22, 31-32). Ou seja, é S. 

Pedro que tem a missão, dada pelo próprio messias, de ‘confirmar‘ seus irmãos. 

Essa missão supõe, evidentemente, o primado de jurisdição.

S. Pedro é nomeado pastor das ovelhas de Cristo. Após a Ressurreição, Nosso 


Senhor confia a Pedro a guarda de seu rebanho, isto é, confia-lhe o cuidado de 

toda a cristandade, dos cordeiros e das ovelhas: “Apascenta os meus 

cordeiros“, repete-lhe duas vezes; e à terceira: “apascenta as minhas ovelhas” 

(Jo. 21, 15-17). Ora, conforme o uso corrente das línguas orientais, a palavra 

apascentar significa “governar“. Apascentar os cordeiros e as ovelhas é, 

portanto, governar com autoridade soberana a Igreja de Cristo; é ser o chefe 

supremo; é ter o primado. Além do que a imagem de “pastor” designa, na 

Sagrada Escritura, o Messias e sua obra (cf. Mq 2,13; 4,6s; Sf 3,18s, Jr 23,3; 

31,19; Is 30,11; 49,9s). Ora, confiando a S. Pedro a missão de pastor, Nosso 

Senhor o constituiu seu representante visível na Terra.

No catálogo dos apóstolos (Mt 10, 2-4; Mc 3, 16-19; Lc 6, 13-16; At 1, 13), S. 


Pedro sempre é colocado em primeiro lugar. Em Mt. 10, 2 lê-se explicitamente 

que Pedro é o primeiro (“Prótos“). Ora, “prótos” tanto quer dizer o primeiro 

numericamente como o primeiro em dignidade e honra (v. Mt 20, 27; Mc 12, 

28,31; At 13, 50; 28,17).

Em Mt. 17, 24-27, curiosamente, Nosso Senhor mandou pagar o tributo ao 


templo em nome Dele e de S. Pedro, demonstrando a importância daquele que 

seria o seu representante visível. Ele não manda que se pague em nome dos 

outros apóstolos, apenas de S. Pedro. (Fonte: Lepanto). Aproveite e leia as 50 

provas bíblicas de que Pedro foi o primeiro 

Papa: http://www.universocatolico.com.br/index.php?%2F50-provas-biblicas-

de-que-pedro-fora-o-primeiro-papa.html



QUE APÓSTOLO PREGOU QUE A IGREJA DE CRISTO, TERIA AUTORIDADE 

PARA MUDAR O NOME PARA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA , E A 

MESMA TERIA A VERDADE, MESMO MUDANDO TUDO O QUE JESUS ENSINOU?

Resposta: A Expressão "Igreja Católica" encontra-se sob a pena de S. Inácio, 


Bispo de Antioquia (80 - 107 d.C), que nos primeiros anos do século II escrevia: 

"Onde quer que se apresente o Bispo, ali esteja também a comunidade, assim 


como a presença de Cristo Jesus nos assegura a presença da Igreja Católica" 

(Aos Esmlrnenses 8,2).

ENSINANDO AOS HEREGES: "A UNIVERSAL assembléia e igreja dos 


primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos 

espíritos dos justos aperfeiçoados". Hebreus 12,23

CATÓLICA = UNIVERSAL Hebreus 12,23

Até a palavra Católica está na bíblia!

A própria Maria confessou precisar de Jesus como seu Salvador!

<< Sim e daí? Quem afirmou quem não precisou>>?

[Se vocês me responderem de forma clara e incontestável eu volto para o 


catolicismo]

BEM VINDO AO CATOLICISMO! PEGUE SUA BÍBLIA COMPLETA E SEU 


CATECISMO! SALVE MARIA

CAIAFARSA, FACEBOOK. COM